Sociedade

O empresário que virou grão-mestre, músico e investigador

13 jan 2018 00:00

Luís Abreu e Sousa, presidente da Confraria da Sopa do Vidreiro dá-se a conhecer nesta edição do JORNAL DE LEIRIA

o-empresario-que-virou-grao-mestre-musico-e-investigador-7946
Daniela Franco Sousa

Luís Abreu e Sousa é uma personalidade da Marinha Grande, que desde tenra idade tem dado tudo de si pela valorização empresarial e cultural da sua terra.

Em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA, o presidente da Confraria da Sopa do Vidreiro explica de que forma a sua profissão e os seus passatempos têm contribuído para dinamizar e prestigiar a sua cidade.

Embora tenha nascido no Hospital de Leiria, em 1948, é na Marinha Grande que Luís Abreu e Sousa tem as suas raízes. Foi o único filho da uma empalhadeira e de um vidreiro que também tinha uma drogaria no lugar de Picassinos.

As suas primeiras memórias de infância são da casa da avó, onde costumava ficar enquanto os pais trabalhavam. Por esses anos, quando não estava na Escola Primária da Embra, seguia a avó para todo o lado e só regressava a casa com os pais ao final do dia.

Depois da instrução primária, o jovem seguiu os estudos no Liceu Nacional de Leiria, onde concluiu o antigo 7.º ano de escolaridade. A viagem de casa para a escola era feita de autocarro e, muitas vezes, também de bicicleta, relata Luís Abreu e Sousa.

Embora tenha tido notas suficientemente boas para passar de ano, recorda como a morte da mãe, quando tinha apenas 12 anos, lhe trouxe tempos conturbados, a si e ao

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ