Desporto

O dia em que o miúdo da esfregona se estreou, aos 15 anos, pelo Benfica

9 dez 2021 15:42

Um ano depois de ter ido, com muito pouca vontade, a um treino de captação no Benfica, Gabriel Sequeira, da Batalha, estreou-se pela equipa principal de andebol da Luz

o-dia-em-que-o-miudo-da-esfregona-se-estreou-aos-15-anos-pelo-benfica
Gabriel Sequeira estreou-se no dia 3 de Dezembro pela equipa principal do Benfica
Carlos Santana

Era sexta-feira de manhã e Gabriel Sequeira estava no intervalo das aulas no Instituto Educativo do Juncal, onde frequenta o 10.º ano, quando o telefone tocou.

Do outro lado estava Leandro Alves, dirigente do Benfica, a avisá-lo que tinha de se apresentar na Luz, pois, fruto da doença de um jogador do plantel principal, tinha sido convocado para o jogo da equipa principal frente ao Belenenses daquele mesmo dia à noite.

Ficou naturalmente feliz da vida. “Foi uma grande surpresa, fiquei feliz, mas também nervoso e ansioso”, admitiu Gaby.

Deu uns pulos e contou aos colegas, que, com ele, fizeram a festa naquele momento, num misto de pasmo e admiração pelo colega dotado.

É que não é todos os dias que um rapaz de 15 anos, que há apenas um ano enverga o manto encarnado, é chamado para um jogo da equipa principal de um clube desta dimensão. Alguma coisa há-de ter ele de especial.

Estava na hora de chamar à acção o pai Paulo, pois o rapaz tinha de estar em Lisboa às seis, que o jogo era às oito e meia. Na hora de almoço, deslocou-se rapidamente ao Juncal para pegar no filho e levá-lo a Fátima, onde apanhou o expresso rumo à capital.

É uma prática que já se tornou um hábito para a família Sequeira, mas nunca tinha acontecido para um jogo da equipa máxima.

A vida tem sido um corrupio entre Lisboa, onde fica alguns dias da semana na residência do Benfica, a Batalha, onde reside, e o Juncal, onde estuda. Apesar do processo “cansativo”, Gabriel tem conseguido conciliar a prática desportiva com o estudo.

“O Instituto faz-me o grande favor de só ter de ir três dias às aulas e poder continuar a estar bem na escola”, explica o rapaz.

Mas se a escola vai bem, o andebol ainda está melhor. Tem espalhado magia a ponto de o treinador espanhol Chema Rodriguez, que foi primeira linha como ele, estar sistematicamente de olho nas suas actuações e a avaliar a evolução das capacidades.

Um remate

Mesmo a calhar, os resultados do exame desportivo de sobreclassificação, que permite a um miúdo de 15 anos jogar pelos seniores, tinha ficado pronto na véspera.

Já nada havia que impedisse o jovem que começou no Batalha Andebol Clube de se estrear pela equipa principal a não ser a vontade do técnico, mas o jogo correu de feição aos encarnados, que rapidamente deixaram o Belenenses para trás.

A seis minutos do fim Gabriel entrou em

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ