Viver

"O Crime do Padre Amaro" vai ser gravado em Leiria

23 jun 2021 14:57

Leonel Vieira assina a realização dos seis episódios que serão exibidos pela RTP

o-crime-do-padre-amaro-vai-ser-gravado-em-leiria
O romance inspirado na adormecida Leiria do século XIX vai ter uma versão para televisão
DR

A RTP vai gravar uma série televisiva a partir do livro O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós. A produção será apoiada pelo Município de Leiria, foi hoje anunciado em comunicado enviado às Redacções.

A série é baseada numa adaptação para televisão da obra literária, cuja inspiração foi a cidade de Leiria e será realizada por Leonel Vieira, sendo exibida na RTP 1, num total de seis episódios, com a duração aproximada de 45 minutos cada.

O projecto está orçamentado em 1,2 milhões de euros, com o apoio financeiro de 199 mil euros da Câmara de Leiria.

Segundo a autarquia, serão "16,5%, para comparticipar o orçamento de 405 mil euros previsto para despesas com argumento, elenco, equipa de realização, equipa de produção e equipa de guarda-roupa, numa produção que fará uma ampla divulgação de Leiria".

A medida, aprovada por maioria esta terça-feira em reunião de Câmara, complementa as iniciativas implementadas pelo município, nomeadamente a Rota dos Escritores e a Rota d’O Crime do Padre Amaro.

"Em 2020, assinalaram-se os 120 anos sobre a morte de Eça e a sua relevância no panorama nacional e internacional cruza-se com a sua passagem por Leiria, quando, em 30 de Junho de 1870, tomou posse como Administrador do Concelho. Durante a sua estada na cidade, onde esteve cerca de um ano, deixou referência que perduram associadas à sua obra, entre as quais o romance O Crime do Padre Amaro, publicado em 1875, um dos livros mais significativos da literatura portuguesa que aborda o cenário de Leiria e arredores no século XIX."