Sociedade

O calor está de volta e convida para as esplanadas

16 mai 2016 00:00

Ainda não é desta que as temperaturas para ir à praia regressam, mas já vai dar para ir experimentar as primaveris esplanadas.

o-calor-esta-de-volta-e-convida-para-as-esplanadas-4115

O início de semana vai ser marcado por céu pouco nublado ou limpo, neblinas ou nevoeiros matinais, pequena subida da temperatura máxima e vento moderado a forte. 

No distrito de Leiria, as temperaturas chegam aos 27º na sexta-feira para, no fim-de-semana que vem, caírem para uns tépidos 24. Na segunda-feira, da semana quem vem, as temperaturas voltam a subir aos 27º. 

“Durante esta semana, vamos ter em geral tempo seco com excepção da terça-feira, dia em que vamos ter nebulosidade nas regiões do interior, onde podem ocorrer aguaceiros e trovoadas. Os restos dos dias vão ser marcados por nebulosidade baixa, neblinas e nevoeiros matinais, sobretudo no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, mas que depois vai dissipar”, adiantou a meteorologista Maria João Frada, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) à Agência Lusa. 

Esta semana é esperado céu pouco nublado, mas os dias vão ser marcados por vento, que entre terça e quinta-feira poderá ser moderado a forte. “Quanto às temperaturas, vamos ter uma pequena subida para hoje [segunda-feira]. Vão variar entre os 19 e os 23/24 graus Celsius, sendo um pouco mais elevadas no Alentejo (28 graus). Na quinta e sexta-feira, poderá haver uma ligeira subida”, salientou a especialista. 

No que diz respeito às temperaturas mínimas, Maria João Frada disse que deverão variar entre os 9/10 a 15 graus.  Quanto ao estado do tempo na Madeira, o IPMA prevê céu geralmente muito nublado e vento moderado a forte de nordeste, tornando-se forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nas zonas montanhosas, a partir da tarde desta segunda-feira. 

As temperaturas, em Lisboa vão variar entre 13 e 24 graus Celsius, no Porto entre 11 e 19, em Vila Real entre e Viseu 10 e 23, em Bragança entre 9 e 22, na Guarda entre 8 e 19, em Castelo Branco entre 13 e 25, em Coimbra entre 12 e 23, em Santarém entre 12 e 26, em Évora entre 11 e 28, em Beja entre 11 e 26, em Faro entre 17 e 24, no Funchal entre 16 e 21, em Ponta Delgada e na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.