Sociedade

O atleta que trocou os pódios por outras corridas

14 mar 2018 00:00

Raimundo Santos foi o primeiro atleta olímpico do distrito. Entre outros clubes, vestiu as camisolas do Sporting, do Benfica e do Marinhense

o-atleta-que-trocou-os-podios-por-outras-corridas-8323
Daniela Franco Sousa

Começou a correr aos 6 anos de idade e aos 24 cumpria o sonho de participar nos Jogos Olímpicos em Barcelona. Raimundo Santos, da Marinha Grande, foi o primeiro atleta do distrito de Leiria a fazer parte deste evento maior do desporto.

Hoje, com 50 anos, explica por que razão decidiu regressar à terra quando ainda podia fazer-se à pista. E salienta como se cumpriu como profissional e pai de família depois da experiência da competição.

Raimundo Santos nasceu na Ordem, na Marinha Grande e foi no clube local que começou a correr. Tinha 6 ou 7 anos quando se iniciou na modalidade que também o pai tinha abraçado anos antes. Foi várias vezes campeão nacional de 800 e 1.500 metros, como juvenil, e despertou a atenção do Sporting Clube Portugal. Recorda ainda bem o dia em que chegou ao Sporting. Nem teve de fazer testes. O professor Moniz Pereira disse-lhe imediatamente que ficaria. 

Inicialmente, por influência dos pais, Raimundo ainda continuou a trabalhar na Marinha Grande ao mesmo tempo que treinava e competia pelo Sporting. As várias deslocações semanais a Lisboa eram cansativas, mas o jovem evoluiu rapidamente nos resultados. Logo no primeiro ano foi campeão nacional de juniores em 1.500 e 80

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ