Desporto

Nuno Santos é o primeiro local com entrada nos 'XXL Big Wave Awards'

23 fev 2017 00:00

Foi no passado dia 8 de Fevereiro que o docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria surfou esta onda gigante.

nuno-santos-e-o-primeiro-local-com-entrada-nos-xxl-big-wave-awards-5964

Os passados dia 8 e 10 de Fevereiro foram frenéticos na Nazaré, pelas melhores e pelas piores razões. As ondas grandes regressaram em força, naquela que foi a maior ondulação que chegou à Praia do Norte nos últimos quatro anos, chegou a superar os 20 metros, e tal facto permitiu feitos inolvidáveis, mas também sustos (quase) de morte.

Para o surf da região foi também histórico, pois foi a primeira vez que uma cavalgada de um local teve direito a uma entrada nos prémios das ondas gigantes.

Nuno Santos, lembra-se dele? É aquele rapaz que no final de 2015 surpreendeu o mundo ao surfar uma onda na Praia do Norte enquanto tocava violino. Pois muito bem, ele está de regresso às parangonas.

O dia estava louco, mas o docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria manteve-se focado e, no final do dia, não podia estar mais feliz, com uma chapa de Rafael Riancho a enviá-lo directamente para os XXL Big Wave Awards.

“Esta foi a maior ondulação dos últimos quatro anos e a nossa abordagem foi surfar correndo o mínimo de riscos porque, em dias como estes, uma má decisão pode colocar em risco a vida tanto de quem surfa como de quem está a pilotar a mota de resgate. Por esse motivo, a estratégia que defini com o meu parceiro Toby Cunningham foi de sermos criteriosos na escolha de ondas, sairmos da onda de forma controlada e sem perder a prancha de maneira a nos mantermos afastados da zona de rebentação que nestes dias esteve muito violenta e perigosa.”

A sessão de dia 8 de Fevereiro começou logo de madrugada. O mar estava “exigente”, com “ondas acima dos 15 metros e vento forte de nordeste”.

"Começámos de forma cautelosa para sentir as condições e aos poucos ganhámos confiança para começar a surfar a sério. Algures a meio da sessão, o nosso spotter em terra avisa-nos de um set gigante no horizonte.”

Estava na hora. “O Toby perguntou-me se estava preparado, respondi-lhe 'vamos' e imediatamente iniciámos o reboque em chicote' para a onda. Na fase inicial mantive a prancha controlada, mas subitamente a parede levantou mais do que estava à espera e a partir daí foi uma descida alucinada, mesmo no limite mesmo e lembro-me que mal conseguia ter os olhos abertos por causa da velocidade e da água a bater-me na cara."

"Felizmente correu tudo bem e uns dias depois a onda deu entrada no XXL Big Wave Awards. Depois deste dia fico com a certeza que com mais apoios conseguiria fazer mais. Afinal de contas, se as maiores ondas do Mundo estão aqui na nossa região, por que razão não as havemos de tornar nossas?”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.