Covid-19

Número de casos de Covid-19 em central fruteira do Bombarral sobe para 20

7 jun 2020 22:25

Comunicado conjunto da Câmara Municipal e da empresa O Melro

numero-de-casos-de-covid-19-em-central-fruteira-do-bombarral-sobe-para-20
Bombarral está agora entre os concelhos do distrito de Leiria com mais diagnósticos de Covid-19
DR
Redacção/Agência Lusa

O número de casos de infecção por Covid-19 na central fruteira ‘O Melro', no Bombarral, subiu de 11 para 20, depois de serem conhecidos os resultados dos testes realizados a todos os trabalhadores, foi hoje anunciado.

Num comunicado conjunto, a Câmara do Bombarral e a empresa informaram que estão infectados 20 dos 274 trabalhadores testados, refere a agência Lusa.

Dos 20 casos de infecção, que se encontram em isolamento profilático, sete residem no concelho do Bombarral, no distrito de Leiria, e os restantes em concelhos vizinhos.

A central fruteira possui um total de 293 trabalhadores, mas 19 deles encontram-se ausentes da empresa, de baixa médica, explicou a responsável dos recursos humanos da empresa, Joana Torres.

Os primeiros casos de infecção, cujos resultados foram conhecidos na segunda-feira, "estão relacionados com o facto de haver trabalhadores a conviver sem máscara uns com os outros durante a hora de almoço", explicou à Lusa a mesma fonte da empresa.

O surto "não está a pôr em causa o fornecimento" de frutas para o mercado externo e para três cadeias de hipermercados.

Desde o início da pandemia que, dentro da central fruteira, os trabalhadores usam máscara, desinfectam as mãos e o calçado com regularidade, no âmbito do plano de contingência, que aumentou para hora e meia o intervalo entre o fim do primeiro turno e o início do segundo para não haver cruzamento de trabalhadores.

A empresa dividiu também os trabalhadores por várias pausas para o almoço e lanche, para evitar a aglomeração de pessoas.

Desde que os primeiros casos de infecção surgiram, a central está a seguir todas as recomendações das autoridades de saúde, garantiu Joana Torres.

Na sexta-feira, surgiu também um caso positivo na central fruteira ‘Primofrutas', empresa com 40 trabalhadores, no mesmo concelho.

No mesmo dia, o presidente da câmara, Ricardo Fernandes, apelou aos trabalhadores deste sector para limitarem os seus contactos e as suas saídas ao "trabalho-casa" e à população para "redobrar os cuidados e não baixar a guarda".

O Bombarral regista 18 casos de infecção, dos quais 13 estão ativos, quatro curados e um resultou numa morte.