Sociedade

Numa taberna com mais de cem anos, em Pombal, contam-se “Histórias de Abril

23 mar 2024 09:00

O café O lanheiro, na Ilha, recebe, este domingo, dia 24, a tertúlia “Histórias de Abril nas tabernas”.

numa-taberna-com-mais-de-cem-anos-em-pombal-contam-se-historias-de-abril
Iniciativa decorre no âmbito dos 50 anos da Revolução dos Cravos
DR

O café O lanheiro, na Ilha, concelho de Pombal, recebe, amanhã, dia 24, a tertúlia “Histórias de Abril nas tabernas”. O intuito é, perante o “inegável progresso enorme educacional, social e económico”, debater aquilo que, efectivamente, mudou nos 50 anos após o golpe militar de 25 de Abril de 1974.

O lanheiro, uma “taberna com mais de 100 anos” de existência, abre-se a cinco convidados, numa conversa onde todos podem participar, recuperando a tradição de pensar a aldeia e “o mundo de forma progressista e livre, à semelhança do que aconteceu nas décadas de 60 e 70 do século XX”.

“Vamos ouvir histórias de pessoas reais, da pobreza, dos privilegiados, das coisas novas e antigas, da guerra, das províncias ultramarinas e do desejo de querermos uma vida melhor para todos”, refere o organizador, Luís Couto.

Os convidados desta tertúlia são Artur Carreira, que fugiu à Guerra Colonial, Isabel Fernandes que sobreviveu à confusão da independência angolana, Amândio Neves que vibrou com o 25 de Abril, António Moderno, que fez parte da Comissão Administrativa da Câmara de Pombal para as primeiras eleições autárquicas livres, e António Couto, antigo residente no Ultramar.