Viver

Novos talentos da música competem em Leiria até sexta-feira

8 jul 2025 11:56

As provas finais do Prémio Jovens Músicos da Antena 2 / RTP já estão a decorrer e os concertos são abertos ao público

novos-talentos-da-musica-competem-em-leiria-ate-sexta-feira
Primeiro prémio na categoria de música de câmara nível superior: Kodu Percussion Group
DR

Para esta terça-feira, no Teatro José Lúcio da Silva, estão em agenda as categorias de piano (14 horas) e trompa (18 horas). Mas as provas finais da edição de 2025 do Prémio Jovens Músicos, que começaram ontem e se realizam pela primeira vez em Leiria, decorrem até à próxima sexta-feira, 11 de Julho.

“O concurso mais antigo de Portugal, que se realiza sem interrupção há 38 anos”, segundo o director artístico, Luís Tinoco, continua a atrair “centenas de candidatos” e a fazer “verdadeiro serviço público”, porque “dá o palco” aos melhores talentos e oferece “oportunidade de integração” no meio profissional.

Produção da Antena 2 com a RTP, reúne solistas de saxofone, violino, clarinete, trompa, viola de arco e piano, agrupamentos de música de câmara e agrupamentos vocais a capella, até aos 25 anos de idade, de várias regiões do país, incluindo Leiria.

No Teatro José Lúcio da Silva e também no Teatro Miguel Franco vai então ouvir-se “música de enorme qualidade tocada a um nível de excelência extraordinário”, salienta Luís Tinoco.

As finais de viola e saxofone têm lugar na quarta-feira e as de violino e clarinete na quinta-feira, enquanto na sexta-feira, último dia, decorrem as provas de agrupamentos vocais a capella.

Ontem, segunda-feira, foram conhecidos os primeiros vencedores, ambos na categoria de agrupamentos de música de câmara: Kodu Percussion Group (nível superior) e TakitEPME (nível médio).