Economia

Novos produtos para valorizar porco malhado de Alcobaça

24 ago 2017 00:00

Apresentados na feira de São Bernardo.

novos-produtos-para-valorizar-porco-malhado-de-alcobaca-7021
Raquel de Sousa Silva

Sopa de carne com maçã de Alcobaça, presunto com 18 meses de cura e rissóis de carne de porco malhado de Alcobaça. Estas são três das novidades apresentadas por estes dias na Feira de São Bernardo, produtos com os quais se pretende dar novas utilizações a esta carne, por forma a valorizar a raça e a incentivar a sua criação.

Os produtos foram pensados pela Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores e pela Associação de Agricultores da Região de Alcobaça, revela Rui Anselmo, director de uma e vice-presidente de outra. “O nosso objectivo é encontrar escoamento para as partes do porco menos vendáveis”, explica.

“Havendo escoamento para o produto, os produtores investirão na criação do malhado de Alcobaça”. Em fase de testes está já um novo produto: paio de malhado de Alcobaça. Raça de porco “característica de toda a região Oeste de Portugal”, esteve em risco de extinção, há cerca de dez anos, quando apenas um criador a mantinha.

A preservação da raça está oficialmente reconhecida desde 2013, com a criação do Livro Genealógico do Malhado de Alcobaça, explica a federação. Mas como o efectivo é ainda “bastante reduzido”, não está totalmente afastada a ameaça de extin&cc

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ