Sociedade

Novos deputados tomam posse esta terça-feira. Confira os eleitos por Leiria

26 mar 2024 08:00

Entre os dez parlamentares eleitos pelo distrito de Leiria, há seis estreantes

novos-deputados-tomam-posse-esta-terca-feira-confira-os-eleitos-por-leiria
Primeira sessão plenária da nova legislatura realiza-se esta terça-feira, dia 26
DR

Está marcada para esta terça-feira, dia 26, a tomada de posse dos 230 deputados eleitos nas legislativas de 10 de Março, ganhas pela Aliança Democrática (AD). Entre os dez parlamentares eleitos pelo distrito - cinco da Aliança Democrática (AD), três do Partido Socialista (PS) e dois do Chega - há seis estreias e quatro continuidades.

Entre os estreantes estão Telmo Faria, Sofia Carreira, João Santos e Ricardo Carvalho (AD); Walter Chicharro (PS) e Luís Paulo Fernandes (Chega). Já Hugo Oliveira (AD), Eurico Brilhante Dias e Ana Sofia Antunes (PS) e Gabriel Mithá (Chega) repetem a função, o mesmo acontecendo com João Moura, presidente da Assembleia Municipal de Ourém, que foi reeleito por Santarém.

São estes os deputados eleitos por Leiria na sessão legislativa que começa esta terça-feira:

Telmo Faria (AD)

Telmo Faria: Antigo presidente da Câmara de Óbidos, que liderou entre 2001 e 2013, foi o cabeça-de-lista da AD no distrito nestas legislativas, que marcou o seu regresso à vida política, depois de um interregno de 11 anos, durante o qual se dedica à atividade empresarial, com negócios na área da hotelaria. Formado em História, há 52 anos.



R
Hugo Oliveira, AD
Nasceu, há 49 anos em Angola e reside nas Caldas da Rainha, concelho onde é vereador sem pelouro depois de ter sido, durante vários mandatos, vice-presidente da câmara, agora vencido por Vítor Marques (Movimento Vamos Mudar). Licenciado em Direito, é presidente da Distrital do PSD e, na anterior legislatura, foi eleito deputado.

 

Sofia Carreira, AD
Antigo presidente da Junta de Freguesia de Marrazes, é técnico superior do Município de Leiria, desempenhando funções na área do património e no desenvolvimento de vários espaços museológicos, onde se inclui om|i|mo - Museu de Imagem e Movimento. Aos 49 anos, faz a sua estreia como deputado à Assembleia da República. É militante do PSD e integra a Comissão Política Concelhia de Leiria.
João Santos, AD
Natural de Vila Cã, concelho de Pombal, tem 33 anos e é advogado. Liderou a JSD de Pombal e o distrito desta 'jota' e foi vice-presidente da JSD Nacional. Nas últimas autárquicas, foi eleito para a Assembleia Municipal de Pombal. Faz ainda parte da estrutura distrital do PSD, ocupando o lugar de vice-presidente.
Ricardo Carvalho, AD
Formado em Gestão e Administração Pública, nasceu em Leiria há 42 anos e vive em Lisboa. Exerceu funções de gestor nas áreas da indústria e da banca e, desde 2022, representa o PSD na Assembleia Política e no Secretariado Internacional do PPE (Partido Popular Europeu).
Eurico Brilhante Dias (PS)
Antigo secretário do Estado da Internacionalização, nasceu em Lisboa em 1972. É licenciado em Gestão de Empresas e tem mestrado e doutoramento em Ciências Empresariais. Com carreira como professor universitário, foi líder parlamentar do PS na anterior legislatura na qual foi também eleito por Leiria numa lista encabeçada por António Sales. Nas últimas legislativas foi o cabeça-de-lista do PS pelo distrito.
Ana Sofia Antunes (PS)

Também natural de Lisboa, cidade onde nasceu em 1981, foi número dois da lista do PS por Leiria. É licenciada em Direito e exerce advocacia nas áreas de Direito administrativo, urbanístico e imobiliário. Nas eleições legislativas de 2022 foi candidato e eleito deputado por Lisboa. Integrou os dois Governos de António Costa como Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência.

 

Walter Chicharro (PS)

Presidente da Câmara da Nazaré desde 2013, deixa o terceiro mandato a meio para assumir o cargo de deputado. É licenciado em Gestão, com pós-graduação em Comunicação e Marketing e MBA em Gestão Autárquica, e, durante mais de duas décadas, trabalhou na indústria farmacêutica. Lidera a Federação Distrital do PS.

 

Gabriel Mithá (Chega)

Repete a eleição como deputado por Leiria, que tinha alcançado em 2022. Natural de Moçambique, vive em Portugal desde 1980 e é casado com uma portuguesa que tem ligações familiares com Pombal. Licenciado em História, tem também mestrado e doutorado em Estudos Africanos. Fez carreira como professor, investigador e ensaísta. Em 2020, foi eleito vice-presidente do Chega, mas demitiu-se do cargo dois anos depois.

Luís Paulo Fernandes (Chega)
Natural de Pedrógão Grande, é empresário na área de animação turística e diversões. Entre 2013 e 2019 integrou a Assembleia Municipal do seu concelho, eleito como independente nas listas do PSD. Acabou por renunciar ao mandato de adesão no Chega, partido pelo qual foi candidato à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas de 2021. Tem 47 anos e liderou o distrito de Leiria do Chega.