Economia

Novo parque eólico vai nascer em zona de serra no concelho de Pombal

9 ago 2022 15:09

Investimento de cerca de 60 milhões de euros

novo-parque-eolico-vai-nascer-na-serra-de-sico
Novos aerogeradores serão implantados na Serra de Sicó
Anna Jiménez Calaf@Unsplash

A Câmara Municipal de Pombal aprovou a localização para a instalação de um novo parque eólico que será criado numa área de 787 hectares, numa zona serrana, entre as freguesias de Abiul, Vila Cã e União de Freguesias de Santiago e São Simão de Litém e Albergaria dos Doze.

Segundo um comunicado enviado pela autarquia, empresa promotora pretende instalar um Centro Electroprodutor Eólico, num investimento de cerca de 60 milhões de euros, em três fases, com uma duração máxima de 12 meses.

A infra-estrutura de produção eléctrica terá uma potência instalada de 38,5 MW, com a instalação de sete aerogeradores de 5,5 MW de potência nominal cada um sobre uma torre com 150 metros de altura e um rotor de 158 metros de diâmetro.

Prevê-se ainda a construção de uma subestação com cerca de 400 metros quadrados de implantação.

De acordo com o documento enviado pela Câmara Municipal, "o projecto é enquadrável nas opções de ordenamento constantes do Plano Director Municipal de Pombal, sem prejuízo do devido cumprimento das demais normas e regulamentos aplicáveis, e contribuirá para a concretização das metas traçadas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030, promovendo a produção de energia eléctrica a partir de uma fonte renovável."

Além da deliberação do executivo, as Juntas de Freguesia emitiram igualmente parecer positivo à localização do empreendimento.

O processo destina-se à instrução de pedido de atribuição de licença de produção a apresentar à Direcção-Geral de Energia e Geologia.

Correcção
Título actualizado às 18 horas do dia 9 de Agosto de 2022