Sociedade

Novo notário da Marinha Grande está pronto, mas tutela mantém actividade num edifício com problemas de acessos

27 abr 2021 17:20

 Acordos que previam transferência do serviço foram assinados há precisamente dois anos, na presença da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso

novo-notario-da-marinha-grande-esta-pronto-mas-tutela-mantem-actividade-num-edificio-com-problemas-de-acessos
Instalações na Avenida Vítor Gallo
Daniela Franco Sousa
Daniela Franco Sousa

A Câmara da Marinha Grande já concluiu as obras a que se comprometeu, no sentido de serem transferidos os serviços do Instituto de Registos e do Notariado da Avenida Vítor Gallo, espaço que enferma de problemas de acessibilidades.

Mas, apesar do “permanente” contacto da Câmara com a tutela, no sentido de alertar para a urgência, esta continua sem efectivar a transferência para as novas instalações, no Edifício Atrium.

A preocupação foi manifestada esta segunda-feira, em reunião de Câmara, pela vereadora Alexandra Dengucho (CDU), e Carlos Caetano, vice-presidente com pelouro das Obras (PS), reconheceu a necessidade, enfatizando que a parte da Autarquia foi cumprida.

Recorde-se que Cidália Ferreira, presidente do Município da Marinha Grande, assinou há precisamente dois anos, em Abril de 2019, os acordos com o presidente do Conselho Directivo do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça e com a presidente do Instituto dos Registos e Notariado (IRN), na presença da secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso.

Estes acordos, anunciava então a Autarquia, iriam possibilitar a adaptação e a futura instalação dos serviços do Instituto de Registos e do Notariado no Edifício Atrium, um investimento de cerca de 400 mil euros, e que surgia da co-responsabilidade entre Câmara e Administração Central.

A secretária de Estado da Justiça reconhecia nessa altura que o espaço onde actualmente funcionam os serviços do Instituto dos Registos e Notariado, inaugurado em 1988, tem problemas que se arrastam há anos.

Quanto ao futuro espaço, considerava, teria uma nova imagem, uma arrumação diferente, que dignificaria as condições de quem nele trabalha e de quem nele é atendido.