Viver

Novo livro inclui 37 jóias do património no distrito de Leiria

8 jan 2024 08:40

Publicação da Direcção Regional de Cultura do Centro em colaboração com a Universidade de Coimbra

novo-livro-inclui-37-joias-do-patrimonio-no-distrito-de-leiria
Procissão dos caracóis, no concelho da Batalha
CMB

É um mapeamento rigoroso das múltiplas manifestações imateriais da Região Centro, anunica a organização. E procura sensibilizar as comunidades para a importância da inventariação sistemática, particularmente das expressões em risco de desaparecimento.

A olaria da Bajouca, o vidro da Marinha Grande, a Festa do Bodo em Pombal, o Laínte da Casconha e a Procissão dos Caracóis no Reguengo do Fetal, entre outros tesouros, integram a publicação Saber Ser, Saber Fazer, da Direcção Regional de Cultura do Centro.

Trata-se de um novo catálogo que documenta 212 manifestações de património cultural imaterial na região centro.

O levantamento inclui 37 manifestações no distrito de Leiria, assim distribuídas: 3 em Alvaiázere, 5 em Ansião, 7 na Batalha, 2 em Castanheira de Pera, 2 em Figueiró dos Vinhos, 3 em Leiria, 5 na Marinha Grande, 3 em Pedrógão Grande, 3 em Pombal e 4 em Porto de Mós.

Dos 77 municípios considerados pela DRCC, 53 participaram activamente.

A produção dos conteúdos, bem como, a produção gráfica e estilística da publicação, foi desenvolvida pela Universidade de Coimbra.

O livro encontra-se disponível para consulta nas bibliotecas municipais da Região Centro e à venda no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), e no Museu José Malhoa (Caldas da Rainha).

A definição adotada de património cultural imaterial, baseada na Unesco, destaca as práticas, expressões, conhecimentos e objetos associados que as comunidades reconhecem como parte integrante da sua herança cultural.