Sociedade

Novo hospital do Oeste será no Bombarral

27 jun 2023 15:08

Localização anunciada esta terça-feira pelo ministro da Saúde. Prazo de construção estimado em cinco anos

novo-hospital-do-oeste-sera-no-bombarral
Redacção/Agência Lusa

O novo hospital do Oeste vai ser construído na Quinta do Falcão, no Bombarral, num prazo estimado de cinco anos, anunciou hoje o ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“Não há nenhuma dúvida de que a população do Oeste merece um hospital muito mais diferenciado e de muito maior dimensão”, disse Manuel Pizarro, nas Caldas da Rainha, onde anunciou a escolha da Quinta do Falcão, no Bombarral, distrito de Leiria, como a melhor localização para a nova unidade hospitalar.

Isto, acrescentou o ministro da Saúde, “só é possível transformando o atual centro hospitalar, com várias unidades dispersas em várias cidades, num único edifício que tenha um certa centralidade e que permita essa concentração [de serviços] que vai permitir a diferenciação técnica do hospital”.

A decisão, comunicada hoje aos 12 municípios do Oeste “não é unânime”, mas é aquela que o Ministério considerou a ideal dada a localização “no centro geográfico da região, com uma belíssima acessibilidade rodoviária, a dois minutos da autoestrada 8 e a menos de quatro minutos de uma estação de caminho-de-ferro”, explicou o governante.

No final de uma reunião com os autarcas, realizada na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), nas Caldas da Rainha, o ministro adiantou que irá ser estudado o modelo de financiamento, admitindo poder “optar por um sistema de parceria público-privada para a construção e manutenção futura do hospital”, ou, em alternativa, “por um sistema de financiamento baseado no Orçamento do Estado”.

A previsão do ministro é de que o estudo esteja concluído até Outubro, após o que será anunciado o lançamento do concurso para o projecto, de acordo com “o sistema de financiamento economicamente mais vantajoso”.

De acordo com o governante, o novo hospital “vai ter cerca de 480 camas (..) e praticamente todas as especialidades médicas em adição a todas que já existem” nos três hospitais do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), entre as quais, exemplificou, “urgência de psiquiatria e um laboratório de hemodinâmica para os exames de intervenção cardíaca urgentes”.