Economia

Novo canal de denúncias pode ser “armadilha” para empresas

19 jan 2023 09:56

As empresas com mais de 50 funcionários estão obrigadas a criar um canal interno para acolher denúncias dos colaboradores. O mecanismo, alertam especialistas, pode ser sabotado pela má-fé

novo-canal-de-denuncias-pode-ser-armadilha-para-empresas
Canal de queixas poderá ser implementado através de plataformas digitais
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

O Regime Geral da Prevenção da Corrupção (RGPC), que entrou em vigor no ano passado, decorre de uma directiva da União Europeia e, entre outras medidas, obriga entidades públicas e empresas privadas, com mais de 50 trabalhadores, a criar um canal interno, através do qual os colaboradores dessa organização possam apresentar queixas sobre situações que nela ocorram, relativas a corrupção, contratação pública e utilização de fundos europeus.

Embora tenha carácter obrigatório, e as entidades que não o implementem possam ser punidas com coimas, o JORNAL DE LEIRIA constata que este canal está longe de ser uma das preocupações das empresas da nossa região.

Além disso, e apesar da pertinência da sua implementação, trata-se de um mecanismo “complexo”, de “difícil aplicação” e susceptível de ser usado de má-fé, com efeitos “perversos” para as organizações e para os seus funcionários, alerta Inês Oliveira, especialista em Protecção de Dados.

A jurista começa por realçar a bondade da iniciativa do legislador, que pretendeu

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ