Viver

Nova imagem e múltiplos palcos nos 75 anos do Orfeão de Leiria

14 fev 2021 17:01

Aniversário com livro, exposição, site e novidades no festival Música em Leiria

nova-imagem-e-multiplos-palcos-nos-75-anos-do-orfeao-de-leiria
Novo site e novo logótipo, apresentados este domingo
DR

Em 1946, por iniciativa de Américo Silva, Eduardo Gomes, Joaquim da Silva Barros, Joaquim Inácio Zapata de Vasconcelos, Eduardo Alves Barbosa, Narciso Casimiro Costa, Rui Mendes Pinheiro, Luís Fernandes e Eduardo Brito, entre outros, surge em Leiria um novo coro, nomeado Orfeão de Leiria. Os 75 anos da instituição começam a ser assinalados, oficialmente, este domingo, 14 de Fevereiro, com a apresentação do novo site e da nova identidade visual.

O programa de aniversário do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes inclui a inauguração de uma exposição, em Maio, articulada com o lançamento de um livro. E fecha em Novembro, com a gala comemorativa e a interpretação ao vivo de uma obra inédita encomendada ao compositor Luís Tinoco.

No resto do ano, é reforçado o calendário de actividades, em que se destaca o concerto do conjunto brasileiro Quarteto do Rio, a ocorrer em Abril, no contexto do Festival Música em Leiria, mas, também, a parceria com o Cistermúsica, de Alcobaça, que prevê um espectáculo a meias entre a Filarmonia das Beiras e a companhia S.A. Marionetas.

Com assinatura de Paulo Fuentez, o novo logótipo é constituído por três círculos incompletos dispostos como numa clave de sol – representam a música, a dança e as restantes realizações do Orfeão de Leiria. Um elemento gráfico simples e elegante a comandar a nova identidade visual, que pretende ser mais conceptual e permitir uma leitura abrangente.

No novo site, visto como instrumento de presença na comunidade, não só como meio de comunicação, mas, em simultâneo, como ferramenta de trabalho, a principal aposta são os conteúdos em vídeo, que surgem em muito maior número e com produção mais cuidada.

Nos 75 anos da instituição, a renovação do site tem em conta o desafio de garantir uma plataforma que expõe o trabalho realizado e é capaz de agregar todo o campo de acção do Orfeão de Leiria e de responder à necessidade de uma presença online forte e eficaz, com mais rapidez no acesso a textos e imagens.

A escola de música e dança, o festival Música em Leiria e o coro – três pilares do Orfeão de Leiria – estão em primeiro plano no novo site, que também contempla uma área dedicada a projectos concluídos e no activo, de que são exemplo o ciclo de concertos de música antiga Flores de Música, o festival Beira Rio, os projectos de promoção da interculturalidade Abraç'Artes e Inter'Artes, o projecto Artes & Autismo, entre outros.

Todas as novidades constam do vídeo lançado hoje, nos canais digitais, em substituição da apresentação presencial que estava agendada para o mês de Janeiro e acabou adiada por força do confinamento geral relacionado com a gestão da pandemia.

Na mensagem já gravada, o presidente do Orfeão de Leiria, Vítor Lourenço, anuncia que a programação de 2021 “mostrará toda a dinâmica” da instituição, com espectáculos, concertos e eventos inovadores para todos os públicos e todas as idades.

Um calendário de actividades reforçado, em que o festival Música em Leiria é dilatado no tempo, até ao Verão, para evitar eventuais restrições impostas pelo Governo na luta contra a Covid-19. Já contratado, o Quarteto do Rio apresenta-se como um dos mais conhecidos grupos de bossa nova e MPB, finalista do Prémio Brasil de Música em 2018.

O aniversário está, oficialmente, agendado para 15 de Maio, data de inauguração da exposição que percorre o passado do Orfeão de Leiria e retrata o presente, com o objectivo de ajudar a pensar o futuro. Em simultâneo, estão previstos diversos ateliês pedagógicos e será lançado um livro com as marcas fundamentais do impacto na cidade e na região, ao longo das últimas décadas. A gala de encerramento das comemorações realiza-se a 6 de Novembro.

“Comemorar 75 anos é também celebrar a história deste longo e honroso caminho, para homenagear os fundadores e todos os que ao longo dos anos contribuíram para o seu sucesso e agradecer a toda a comunidade de Leiria e da região”, resume Vítor Lourenço, na mensagem divulgada este domingo, em jeito de pontapé de saída para um ano de festa, com novo site e nova identidade visual.