Economia

Nova fábrica da Luís Silvério & Filhos vai permitir triplicar exportações

7 fev 2019 00:00

Unidade está a ser construída em Valado dos Frades e é um investimento de 16 milhões de euros

nova-fabrica-da-luis-silverio-filhos-vai-permitir-triplicar-exportacoes-9834
Raquel de Sousa Silva

Deverá estar concluída e entrar em funcionamento este Verão a nova unidade de transformação de pescado que a Luís Silvério & Filhos está a construir em Valado dos Frades.

O investimento, na ordem dos 16 milhões de euros, surgiu da necessidade de apresentar ao mercado novos produtos, de reforçar a qualidade e de aumentar a competitividade e as exportações.

Luís Silvério, que fundou a empresa em 1987, explicou ao JORNAL DE LEIRIA que haverá melhores condições e tecnologias mais avançadas para os processos de congelação, secagem e embalamento, e também para o processamento de frescos.

Com a nova unidade, e num prazo de dois anos, a empresa poderá aumentar as exportações dos actuais 10% para cerca de 30%.

O objectivo é, por um lado, ganhar quota de mercado nos países onde já marca presença, como Espanha e Itália, Canadá e Estados Unidos, e, por outro, chegar a novos destinos. França, Alemanha, Suíça, Rússia e África estão na mira da Luís Silvério & Filhos.

O investimento já resultou na contratação, durante 2017 e 2018, de cerca de 30 pessoas, que têm estado a ser formadas na actual unidade da empresa, na Nazaré. Esta vai manter-se em funcionamento, “para dar apoio às lotas”, explica o empresário.

Quando se iniciar a laboração na nova fábrica serão criados mais empregos. A equipa conta agora com cerca de 60 pessoas. A empresa atingiu no ano passado um volume de negócios na ordem dos 22 milhões de euros, ultrapassando assim o objectivo de 20 milhões inicialmente definido para 2020.

O projecto foi alvo de candidatura ao Programa Operacional Mar 2020, tendo sido aprovado um investimento elegível de 13 milhões de euros, a que corresponderá um incentivo não reembolsável de 4,9 milhões do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, segundo informação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional d

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ