Desporto
Nos palcos europeu e mundial, pódios não escaparam à Escola noRITMO
Uma turma de nove elementos da Escola de Dança noRITMO obteve o 2.º lugar no All Dance Europe e no All Dance World
Foram sem expectativas, à procura do feedback de bailarinos mais experientes, para melhorar a coreografia e os movimentos.
Uma turma de nove elementos, da Escola de Dança noRITMO, de Leiria, estreou-se na All Dance Portugal e, ao apresentar uma coreografia que misturava a salsa com um estilo mais sensual, dedicado ao “incremento da mulher”, saíram de Santa Maria da Feira com o 1.º lugar na sua categoria, que se traduziu num bilhete directo para Terragona (Espanha), onde decorreu o All Dance Europe, em Julho, e Orlando (EUA), para o All Dance World, que terminou a 1 de Dezembro.
Este pódio não bastou e, em ambas as competições, conseguiram o 2.º lugar, um feito que parece impossível para um grupo que apenas treina uma vez por semana.
“Foi incrível, num ambiente totalmente diferente. Estivemos com escolas de todo o mundo, deu para ter experiências diferentes e conhecer outras escolas. São experiências únicas. Nunca nos passaria pela cabeça poder ter uma oportunidade destas”, disse Gonçalo Rodrigues, director da escola.
Pelo trabalho que tiveram pela frente, o apuramento quase pareceu a parte mais fácil. Quando todos decidiram que queriam representar Portugal nos eventos, seguiram-se meses de preparação, mas, também, de angariação de fundos.
Festivais de sopas, noites afro-latinas, ricas, calendários e uma convenção de motos ajudaram a reunir dinheiro e, com os bilhetes do espectáculo do final do ano também a reverter para estas viagens, o grupo arrecadou cerca de sete mil euros.
Com idades entre os 16 e os 40 anos, estes dançarinos chegaram onde nunca pensaram estar e, agora, só pensam em repetir.
“O objectivo é levar mais turmas a competir. O evento tem algumas categorias, como a de melhor escola de Portugal, por exemplo, e só somos introduzidos nessa competição quando levamos mais de três coreografias”, explicou.
A Escola de Dança noRITMO tem uma centena de alunos e é intuito de Gonçalo Rodrigues levar também os mais pequenos até ao próximo All Dance Portugal, agendado entre os dias 27 de Março e 2 de Abril, novamente em Santa Maria da Feira.