Viver

No regresso do festival Extramuralhas há 11 concertos gratuitos em três dias

25 ago 2022 10:55

Começa esta quinta-feira em Leiria o reencontro da nação gótica (e de inúmeras correntes estéticas alternativas) após dois anos sem celebrar o festival

no-regresso-do-festival-extramuralhas-ha-11-concertos-gratuitos-em-tres-dias
Na maior edição de sempre, metade dos concertos do Extramuralhas acontecem no Jardim Luís de Camões
Ricardo Graça

Entremuralhas ou Extramuralhas? Quando, já em 2022, se confirmou a possibilidade de organizar o festival sem restrições, o que não acontecia desde 2017, primeiro por causa de obras no Castelo, que obrigaram a ocupar outros espaços em 2018 e 2019, depois devido à pandemia, que impediu a realização do evento em 2020 e 2021, a equipa da Fade In precisou não só de definir o cartaz em tempo recorde – e substituir bandas como os suíços The Young Gods, que chegaram a ser anunciados para 2020 – como também decidir o cenário (ou cenários) para a distribuição dos espectáculos. Dentro ou fora de muralhas? Entre o público mais fiel (e mesmo entre os membros da associação de acção cultural) as opiniões divergem. Cinco anos depois, continua a não existir unanimidade.

No formato Extramuralhas, semelhante ao das últimas duas edições, realizadas em 2018 e 2019, o festival antes chamado Entremuralhas oferece, este ano, 11 concertos gratuitos, ou seja, a maioria. O cartaz completo inclui 18, ao longo de três dias e noites, a começar esta quinta-feira e até ao próximo sábado (25, 26 e 27 de Agosto). Só um deles, o de abertura, tem lugar no Castelo.

Sieben, Velvet Kills, MNNQNS, Ultra Sunn, Vlure, A Projection, Rein, Aus Tears, She Pleasures Herself, Potochkine e HMLTD vão tocar ao vivo em Leiria em espectáculos de acesso livre sem bilhete. Alguns pela primeira vez em Portugal. Excepto o momento inaugural do festival, pelo violinista e compositor Matt Howden, com o projecto Sieben, agendado para a Igreja da Pena, hoje às 18 horas, todos os concertos gratuitos acontecem no Jardim Luís de Camões. O que significa que, durante 72 horas, ou, pelo menos, em parte delas, o Extramuralhas será a banda sonora de quem circular, mesmo que por acaso, no centro da cidade.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ