Desporto

No Pavilhão do Lis só faltam títulos

10 set 2021 19:02

Primeiro pavilhão inclusivo do País abre portas no sábado. Atletas do desporto adaptado aplaudem infra-estrutura

Veja aqui o vídeo

O dia 11 de Setembro de 2001 marcou o mundo com o ataque às Torres Gémeas em Nova Iorque. Vinte anos depois a data irá marcar, pelo menos, o País e a região. No sábado, o Pavilhão do Lis, o primeiro inclusivo construído de raiz, abre portas para um jogo de andebol em cadeira de rodas entre a equipa da delegação de Leiria da Associação Portuguesa de Deficientes (APD Leiria), crónica campeã de Portugal, e a selecção nacional da variante.

Na terça-feira, o JORNAL DE LEIRIA convidou três atletas da APD de Leiria a conhecer o espaço antes da sua abertura. Apesar de ainda estarem a ultimar alguns pormenores do espaço, com pequenas intervenções, o Pavilhão do Lis passou no teste com nota máxima. O que é que falta?

“Aqui, falta ganhar títulos. É só o que falta para estrearmos o pavilhão e colocar o nosso nome nas suas paredes. Falta a bola rolar, porque o resto está impecável.”

As palavras são de João Jerónimo, atleta da APD de andebol adaptado. Amputado de uma perna, o jovem de 32 anos sublinha que nem os pavilhões que têm zonas adaptadas são tão bons como os balneários não inclusivos do pavilhão das Cortes.

“É bom saber que este pavilhão foi feito à nossa medida. Foi feito com cabeça, tronco e membros”, destaca ainda, exemplificando com as tabelas de basquetebol suspensas.

Segundo conta o atleta, que também já jogou basquetebol em cadeira de rodas, durante a competição as cadeiras ganham velocidade e há o risco de embaterem contra os postes das tabelas. Sendo suspensas, esse problema desaparece e ainda facilita a vida aos jogadores nos treinos, que não têm de andar a empurrá-las. O pavilhão inclusivo vai permitir a realização da maioria dos desportos adaptados.

Além do andebol e basquetebol em cadeira de rodas, será possível ainda disputar-se voleibol sentado ou o goalba

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ