Sociedade

No distrito, só Leiria tem poder de compra acima da média nacional

16 nov 2017 00:00

O Instituto Nacional de Estatística revela ainda que, entre as 18 capitais de distrito, Leiria aparece apenas na 12.ª posição.

no-distrito-so-leiria-tem-poder-de-compra-acima-da-media-nacional-7573
Maria Anabela Silva

Leiria é o concelho do distrito como maior indicador de poder de compra per capita (IpC), de acordo com o estudo mais recente do INE (Instituto Nacional de Estatística), elaborado com base em dados de 2015.

Aquele município repete, assim, a posição de liderança na região que já ocupava no estudo anterior, referente a 2013.

Marinha Grande e Caldas da Rainha continuam a ocupar os segundo e terceiro lugares no distrito. No pólo oposto encontramse Figueiró dos Vinhos e Alvaiázere.

Segundo o Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio 2015, Leiria é o único concelho da região (distrito e concelho de Ourém) que regista um indicador acima da média nacional, encontrando-se, assim, no grupo de 33 dos 308 municípios portugueses que estão nessa situação.

No entanto, olhando para os dados das 18 capitais de distrito, Leiria surge apenas na 12.ª posição, atrás de municípios como Santarém, Évora, Beja, Portalegre, Coimbra e Aveiro. No topo, surgem, sem surpresa, Lisboa e Porto, com a capital portuguesa a apresentar um valor que mais do duplica a média nacional, com um IpC de 214.