Sociedade

No Ano Novo redobre os cuidados na praia e zonas costeiras

30 dez 2023 11:07

Iniba-se de ir a banhos devido à agitação marítima

no-ano-novo-redobre-os-cuidados-na-praia-e-zonas-costeiras

Autoridade Marítima Nacional alerta para os cuidados a ter nos primeiros dias do Novo Ano junto a praias e zonas costeiras, devido à agitação do mar.

Num comunicado, a AMN adverte que nesta altura, há muitas pessoas que se deslocam a praias e zonas costeiras, pelo que aconselha toda a população a evitar frequentar zonas expostas à agitação marítima, adoptando uma postura preventiva e de segurança, evitando expor-se desnecessariamente ao risco.

"As previsões apontam para um aumento significativo da agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental e nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, muito característica do mar de Inverno, pelo que as pessoas devem sempre manter uma distância considerável em relação à linha de água, evitando ser surpreendidas, uma vez que o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras", refere o comunicado.

A AMN recomenda a não frequentar zonas expostas à agitação marítima, como molhes e esporões, assim como evitar ida a banhos, adoptando uma postura preventiva e de segurança.

"Feliz Ano Novo com mar, mas sem mergulhar!", remata a ANM.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Leiria, Aveiro, Coimbra e Lisboa sob aviso amarelo, entre as 6 horas de Domingo e as 3 horas de segunda-feira, devido à previsão de agitação marítima.

O IPMA prevê ocorrência de ondas de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa.

De acordo com o instituto, a noite de passagem de ano em Portugal continental deverá ser sem precipitação, com a chuva a regressar às regiões Norte e Centro nos primeiros dias de 2024.