Viver

Ney Matogrosso entre mais de 130 actividades na recta final do Folio

19 out 2023 08:45

Cantor brasileiro vai falar sobre o tema “Vida”, em Óbidos, onde o festival também recebe Paulo Portas com Michel Eltchaninoff em conversa acerca do “Futuro”

ney-matogrosso-entre-mais-de-130-actividades-na-recta-final-do-folio
Sábado, Ney Matogrosso é destaque no Folio
DR

Últimos quatro dias do oitavo Festival Literário Internacional de Óbidos, que incluem mais de 130 actividades até ao encerramento no domingo, 22 de Outubro, com destaque para a presença do cantor brasileiro Ney Matogrosso – no sábado, vai estar à conversa com o jornalista Júlio Maria, seu biógrafo, sobre o tema “Vida”.

Na recta final do Folio, as mesas com autores juntam, também, Bruno Vieira Amaral e Francisco Bethencourt em torno de “Pertença”; Ana França e Cândida Pinto acerca da “Guerra”; Leonardo Padura e Carlos Vaz Marques a falar de “Coerência”; Elena Medel e Héctor Abad Faciolince a debaterem o “Inacabado” e Paulo Portas com Michel Eltchaninoff a perspectivar o “Futuro”.

No que resta do programa da edição de 2023, também participam, entre outros, Gonçalo M. Tavares, João Tordo, Ana Zanatti, Luís Afonso, Manuel Alegre, Mário de Carvalho, Raquel Varela, Joel Neto, Daniel Sampaio, Álvaro Laborinho Lúcio, Valério Romão, Pilar del Rio, José Gardeazabal e Miguel Poiares Maduro.

Em Óbidos, o antigo governador civil de Leiria e professor da Universidade de Coimbra, Carlos Ascenso André, vai lançar uma nova tradução para A Arte de Amar, de Ovídio, um edição Quetzal, no mesmo dia, sábado, em que actua a artista de Leiria Surma e Fernando Ribeiro, vocalista de Moonspell, há vários anos a viver em Alcobaça, apresenta o seu mais recente livro, Café Kanimambo, editado pela Suma de Letras.

Amanhã, sexta-feira, o Folio acolhe o lançamento de Voltas e Reviravoltas — A Cidadania, da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustrações de Mantraste, no âmbito da coleçcão infanto-juvenil Missão: Democracia, obra que será apresentada pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.

Até ao final do festival, pelo Palco Inatel vão passar concertos de Júlio Resende, Lavoisier, Bandua e Siricaia.