Sociedade

Neste concerto em Leiria, o bilhete são alimentos para quem mais precisa

27 nov 2020 15:40

Orfeão associa-se a campanha do Município em benefício de instituições de solidariedade social

neste-concerto-em-leiria-o-bilhete-sao-alimentos-para-quem-mais-precisa
Espectáculo agendado para a renovada Igreja de São Pedro
CML

O espectáculo Revisitando o Barroco acontece na próxima quinta-feira, 3 de Dezembro, pelas 21 horas, na Igreja de São Pedro, em Leiria, inserido no ciclo de concertos de música antiga Flores de Música, com organização do Orfeão de Leiria.

Sob a direcção de Mário Teixeira, a Camerata do Orfeão de Leiria apresenta um repertório que se debruça sobre o período barroco, renascentista e clássico.

A entrada é livre, e, em vez do bilhete, os espectadores são desafiados a contribuir com alimentos ou artigos de higiene destinados a ajudar quem mais precisa.

O Orfeão de Leiria associa-se assim à campanha promovida pelo município neste Natal, que convida o público a deixar bens alimentares não perecíveis ou outros à entrada dos equipamentos culturais, onde a maioria dos espectáculos serão gratuitos.

O objectivo é apoiar as instituições particulares de solidariedade social com actividade no concelho.

Neste tempo difícil para todos, o Orfeão de Leiria não podia deixar de se associar ao movimento solidário do município e, nesse sentido, apelamos a todos os que assistam a concertos promovidos pelo OLCA, e não só, que façam a doação de bens alimentares ou produtos de higiene, na troca de um bilhete”, refere Vítor Lourenço, presidente do Orfeão de Leiria Conservatório de Artes (OLCA).

Face à pandemia de Covid-19 e à crise social que o País atravessa, sabemos que as organizações sociais precisam, mais do que nunca, do contributo de todos. Um contributo que, por mais simbólico que seja, vai com certeza ajudar a levar apoio junto dos que mais precisam”, reforça.

O espectáculo Revisitando o Barroco é, segundo uma nota do OLCA, “uma viagem musical entre os séculos XVI e XVIII, onde são interpretadas obras dos compositores William Byrd, Giovanni Gabreli, Michael Praetorius, Henry Purcell, G.F.Handel, J. S. Bach e Haydn”.

A instituição realça que “tendo a Camerata de Sopros como base uma formação instrumental pouco comum, será proporcionada uma fruição musical diferente do habitual, dando a este estilo musical outra cor e energia através dos instrumentos de sopro modernos”.

O concerto será dirigido e comentado pelo director pedagógico da Escola de Música do Orfeão de Leiria, Mário Teixeira.

Entretanto, o ciclo de audições e recitais Orfeão Fora de Portas passa também pela Igreja de São Pedro, nos mesmos termos, ou seja, entrada livre, nos dias 4 de Dezembro, 11 de Dezembro e 14 de Dezembro.