Economia

Nerlei alerta para dificuldade no acesso ao crédito bancário

9 jul 2017 00:00

'VI Encontro Fora da Caixa PME´S: Diferenciação Rumo à Competitividade', em Leiria

nerlei-alerta-para-dificuldade-no-acesso-ao-credito-bancario-6773

Os critérios que os bancos estão a utilizar para conceder crédito às empresas é um dos problemas que enfrentam as pequenas e médias empresas.

O alerta foi deixado pelo presidente da Nerlei – Associação Empresarial de Leiria, Jorge Santos, durante o VI Encontro Fora da Caixa PME´S: Diferenciação Rumo à Competitividade, que decorreu na terça-feira em Leiria e que será transmitido pela SIC Notícias, no programa Negócios da Semana.

“O problema tem muito a ver com os critérios que os bancos têm para atribuir crédito. Temos um grupo de empresas - líderes e de excelência - a que todos os bancos estão a bater à porta e a quem todos querem emprestar dinheiro e participar nos projectos até com spreads muito interessantes. Depois temos um grupo muito importante de empresas, que são viáveis e que têm negócios que são sustentáveis e importantes para o futuro, que têm dificuldades”, revelou Jorge Santos.

O empresário lembrou que a “desalavancagem brusca” a que foi sujeita a banca reflectiu-se também de “uma forma muito brusca” nas empresas.

“Muitos de nós estávamos dependentes de capitais e de financiamento a curto prazo que, às vezes sem grande critério, foram anulados e esses créditos não foram renovados, o que gerou muitas dificuldades em determinado momento às empresas.”

Jorge Santos salientou ainda que é necessário criar condições para as empresas se capitalizarem.

“É preciso incentivar a entrada de capitais próprios nas empresas. Antes tínhamos um sistema que quanto mais passivo as empresas tivessem mais juros pagavam, mas menos IRC. Isto é um contrassenso. Se quisermos ter empresas capitalizadas, temos detratar os capitais próprios para efeitos fiscais, o que já está a ser feito, para que possam ter efeito na redução dos custos do IRC.”

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.