Sociedade

Nelson Santos reeleito mayor no Canadá sem oposição

28 out 2018 00:00

Autarca é filho de emigrantes oriundos do Reguengo do Fètal, Batalha.

nelson-santos-reeleito-mayor-no-canada-sem-oposicao-9416

Filho de portugueses oriundos de Reguengo do Fètal, da Batalha, Nelson Santos foi reeleito, esta segunda-feira, como mayor (presidente da Câmara) de Kingsville, cidade da província de Ontário, no Canadá.

Desta feita, a eleição aconteceu por proclamação, ou seja, sem necessidade de escrutínio, porque Nelson Santos foi o único candidato registado.

O autarca, de 48 anos, inicia, assim, o seu quinto mandato à frente dos destinos daquele município, onde residem cerca de 21.500 mil habitantes, dos quase 1600 são portugueses.

Licenciado em Ciências Sociais e Políticas na Universidade de Windsor, Nelson Santos, filho de um casal de emigrantes que chegou ao Canadá nos finais dos anos 60 do século passado, estreou-se na política com 27 anos, quando, em 1997, foi eleito para a Assembleia Municipal de Kingsville.

“Fui jornalista num jornal da cidade. Todas as semanas escrevia sobre a população e o que se podia fazer por ela na Câmara. Achei que podia fazer algo mais pela comunidade e candidateime”, contou ao JORNAL DE LEIRIA, em 2014, aquando da sua anterior reeleição.

Em 2003, a carreira política de Nelson Santos deu um salto, ao candidatar- se, com sucesso, ao cargo de presidente da Câmara de Kingsville. Voltaria depois a ser eleito em 2006, 2010, 2014 e na última segunda-feira.

Em 2014, tinha obtido perto de 85% dos votos. Desta vez, não foi sequer a escrutínio, sendo reconduzido por proclamação.

Além de Nelson Santos, as autárquicas realizadas na província de Ontário determinaram a eleição de mais quatro luso-descendentes. Segundo a Agência Lusa, estima-se que existam cerca de 550 mil portugueses e luso-descendentes no Canadá, estando a maioria deles na região de Ontário.