Saúde

Nefrologia disponível no Centro Hospitalar de Leiria em Novembro

29 out 2018 00:00

Unidade conta para já com dois médicos

nefrologia-disponivel-no-centro-hospitalar-de-leiria-em-novembro-9424

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) terá disponível a especialidade de Nefrologia a partir de Novembro. A nova unidade conta, para já, com dois médicos, que possibilitam que os utentes com doenças relacionadas com os rins em todas as fases da sua evolução, possam ser atendidos no CHL sem necessidade de se deslocarem a outras instituições.

Para Elisabete Valente, directora clínica do CHL, este servoço “representa um enorme ganho em saúde para a região”.

A carência de médicos desta especialidade, que até agora não existia no CHL, foi reconhecida pela tutela no despacho de atribuição de vagas de Julho de 2018, e “resulta de uma insistência de anos”, que prova que “vale a pena insistir na defesa dos interesses dos utentes”.

“A criação desta nova especialidade demonstra a capacidade de crescimento, de especialização e de diferenciação deste Centro Hospitalar, num percurso que queremos continuar a percorrer, promovendo a qualidade do serviço que prestamos aos utentes”, destaca a directora clínica, citada numa nota de imprensa.

Esta especialidade “era uma necessidade premente no CHL, especialmente considerando que a prevalência da doença renal crónica (DRC) está a aumentar, principalmente por consequência do envelhecimento crescente da população, e que Portugal tem a maior incidência de DRC da Europa, e a região não é excepção”, explica Elisabete Valente.

A Unidade assegurará, entre outros, a consulta de Nefrologia Geral, a consulta de esclarecimento de Doença Renal Crónica, Hospital de Dia, e apoio na avaliação clínica nos diversos serviços de internamento.

Os doentes são encaminhados para esta especialidade internamente pelos restantes serviços clínicos do CHL ou externamente pelos centros de saúde.