Sociedade

Nazaré recebe família de refugiados

9 mar 2016 00:00

Um casal sírio com sete filhos está alojado no Centro Comunitário

nazare-recebe-familia-de-refugiados-3324
Jacinto Silva Duro

O mais novo dos filhos tem apenas um mês de vida e o mais velho 12 anos. A família integrou o grupo de 64 refugiados que, na segunda- feira, chegou a Portugal e está, provisoriamente, acolhida no Centro Comunitário da Nazaré. A família será depois alojada, “pelo tempo que for necessário”, numa casa a disponibilizar pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

O Centro Comunitário da Nazaré recebeu, na passada segunda- feira, uma família de refugiados proveniente da Síria. Trata- se de “um casal sírio com sete filhos, o mais velho com 12 anos e o mais novo com apenas um mês de idade”, explicou Nuno Batalha, presidente da Mesa Administrativa da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

A família aterrou no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, num voo fretado pelo Gabinete Europeu de Apoio em matéria de asilo (ASEO), que trouxe, ao todo, 64 refugiados maioritariamente oriundos da Síria e do Iraque. A família chegou à Nazaré através do Serviço de Jesuítas de Apoio aos Refugiados.

De acordo com o padre Moisés Herves, o Centro Comunitário da Nazaré servirá apenas como “local de acolhimento provisório” uma vez que a família será, posteriormente, “integrada numa casa que a Confraria Nossa Senhora da Nazaré está a preparar”. O reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré mostrou-se disposto a acolher os sírios pelo “tempo que for necessário”, não fechando a porta ao acolhimento de mais refugiados.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo