Viver

Nazaré Marés de Outono anima concelho até 20 de Dezembro

27 out 2022 10:40

Exposições, workshops, tertúlias, palestras e projecções são algumas das iniciativas integradas no vasto programa

nazare-mares-de-outono-anima-concelho-ate-20-de-dezembro
Evento decorre na Nazaré e tem programação diversificada até Dezembro
Ricardo Graça/Arquivo

Desde 5 de Outubro e até 20 de Dezembro está a decorrer Nazaré Marés de Outono, evento que acontece no concelho e que conta com uma programação cultural diversificada, entre exposições, workshops, projecções e tertúlias.

De acordo com a Associação Nazaré Marés de Maio, estão previstas duas exposições. Uma de pintura, com inauguração a 12 de Novembro, pelas 15 horas, no Palácio Real da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, organizada pelo parceiro Cultartis. E ainda outra, de fotografia, com abertura marcada para dia 18 de Novembro, pelas 15 horas, no Teatro Chaby Pinheiro, da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

Integradas nas exposições estarão diversas actividades como: workshops, tertúlias, palestras, projecções, "sendo de destacar o workshop de pintura de aguarela, que decorrerá no Palácio Real no dia 19 de Novembro, organizado pela Cultartis, orientado pela artista plástica Ermelinda Lopes, que se inicia pelas 10 horas, com uma palestra, a que se seguirá a execução de dois trabalhos pelos participantes", realça a organização.

Está ainda previsto um ciclo de conferências sobre Cidadania e Desenvolvimento, moderadas pelo jornalista Joaquim Paulo, que decorrerão nos dias 11 e 25 de Novembro, 16 e 17 de Dezembro, sobre Educação e Desenvolvimento Humano, Alimentação, Agricultura e Pescas e Turismo.

Dia 17 de Dezembro, há Nazaré Imersiva, pelas 15 horas, "um projecto exploratório de produção e avaliação de experiências imersivas sobre a Nazaré, que incluiu a produção de um vídeo 360º de realidade virtual, que proporciona uma breve viagem no tempo em três momentos: 1920, 2020 e 2120", salienta ainda a mesma fonte.

"Este projecto aborda temas actuais como a poluição ambiental, a hiper-urbanização e a turistificação, desafiando nazarenos e não-nazarenos a pensar criticamente sobre os processos de transformação que aqui ocorrem, bem como especular sobre possíveis cenários futuros", prossegue a organização.

Célia Quico, natural da Nazaré, professora auxiliar e directora do mestrado de Comunicação nas Organizações na Universidade Lusófona, é a autora deste projecto.