Sociedade

Nazaré ganha mais três nadadores-salvadores

22 jul 2023 10:00

Equipa de vigilância das praias do concelho aumentou para 25 na época balnear de 2023

nazare-ganha-mais-tres-nadadores-salvadores
A falta de nadadores-salvadores sente-se pelas praias do País
Ricardo Graça

O dispositivo de vigilância das praias do concelho, que inclui as praias do Norte, Nazaré e Salgado, aumentou para 25 elementos, que irão acompanhar os banhistas durante toda a época balnear.

Segundo um comunicado da Câmara da Nazaré, “apesar das dificuldades de recrutamento de mais elementos para a equipa de nadadores-salvadores, situação idêntica à registado em mais zonas balneares do país”, a autarquia conseguiu aumentar de 22 para 25 vigilantes, assegurados pelo Município da Nazaré, Associação de nadadores-salvadores, Associação de banheiros sol e mar e concessionários: à Deriva, Barra in bar e Bússola na Onda.

Face à época balnear anterior, foi, também, instalado um novo posto de praia, numa área que antes ficava sem vigilância, a sul, em frente ao estendal do peixe seco, na direcção do mar, informa ainda o Município da Nazaré, que tinha ouvido críticas da oposição na última reunião de executivo sobre a falta de nadadores-salvadores.

“É a primeira vez que se regista a instalação deste equipamento destinado à assistência a banhistas e, também, o ano de estreia com um dispositivo desta dimensão, composto por 25 elementos, que nunca tivemos,” refere Daniel Meco, da Associação de Nadadores-Salvadores da Nazaré, citado no comunicado, referindo-se à implementação na íntegra do Plano Integrado, Segurança Praias.

O concelho tem duas praias bandeira azul e qualidade de ouro (praia da Nazaré e praia do Salgado) e uma área vigiada da Praia do Norte.

Em Portugal, apenas três praias contam com vigilância ao longo de todo o ano, sendo uma delas a Nazaré, que, tendo em conta as alterações do clima e mais períodos quentes ao longo do ano, o aumento da procura pela praia e o elevado número de visitas turísticas mensais, que passam pela observação do mar e das suas ondas, levou a que fosse necessário ter patrulhamento anual para reduzir a ocorrência de acidentes fatais.