Covid-19

Nazaré abre centro de testagem à Covid-19 na próxima segunda-feira

4 jan 2022 18:45

Serviço funcionará no Parque Atlântico, no Sítio da Nazaré

nazare-abre-centro-de-testagem-a-covid-19-na-proxima-segunda-feira
Equipamento terá capacidade para realizar mil testes semanais
Câmara Municipal da Nazaré

O centro de testagem à Covid-19 da Nazaré abrirá na próxima segunda-feira, dia 10 de Janeiro, na Bonarte, no Parque Atlântico, Sítio da Nazaré, informa a autarquia em comunicado.

O serviço resulta de uma parceria da câmara com a Policlínica Benedita - Grupo H Saúde.

“A presidência da câmara, atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho e à economia local, encetou, conversações com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo com vista à instalação deste centro de testagem, entretanto autorizado, que esperamos que venha a ser mais um forte contributo do município na rápida resposta às necessidades da população, que sente, actualmente, dificuldades de acesso aos testes”, explica o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro.

Através deste acordo, com este prestador de serviços de saúde convencionado com o Ministério da Saúde, “ficam criadas as condições necessárias para a operacionalização deste centro, que vem reforçar a capacidade de testagem à Covid-19, no concelho da Nazaré”.

O centro "é uma forma de fortalecer e de dar segurança a toda a comunidade, sendo, igualmente importante, continuarmos e apoiarmos as necessidades locais", diz Henrique Henriques, director executivo do Grupo H Saúde, que assim justifica a abertura do novo centro de testagem.

O sistema de testagem à Covid-19 será em regime Drive Thru, com “Teste PCR”, por zaragatoa SARS - COV-2, e Testes Rápidos Antigénio.

 “Com esta última opção será possível testar os munícipes de forma mais rápida e simples, uma vez que este teste não requer equipamentos complexos e os resultados estarão prontos em cerca de 15/20 minutos”, faz notar ainda.

“O centro, que terá capacidade para realizar mil testes semanalmente, destina-se ao comércio, instituições, munícipes e serviços do concelho, e irá funcionar numa primeira fase, de segunda a sábado, das 8 às 15 horas”, refere o responsável pelo Grupo H Saúde.

A partir da próxima segunda-feira passarão a realizar-se colheitas no Drive Thru da Nazaré. Aos domingos e feriados, os testes serão realizados na Policlínica, na Benedita. As marcações para os testes deverão ser feitas através da Policlínica Benedita.