Sociedade

Navio da Marinha Mondego aberto a visitas em Peniche esta quinta-feira

27 set 2023 14:29

As visitas à embarcação podem ser efectuadas entre as 14 e as 18 horas.

navio-da-marinha-mondego-aberto-a-visitas-em-peniche-esta-quinta-feira
Navio tem como missão principal a busca e salvamento marítimo e fiscalização
DR

O navio da Marinha Mondego vai estar aberto ao público, esta quinta-feira, em Peniche. As visitas à embarcação podem ser efectuadas entre as 14 e as 18 horas.

A embarcação, que ante de integrar a Armada portuguesa, esteve ao serviço da Marinha Real Dinamarquesa, é um navia de patrulha costeia que tem como missão principal a busca e salvamento marítimo e a fiscalização marítima

O Mondego presta ainda a apoio a diversas entidades, como a Autoridade Marítima Nacional (AMN), e “está apto a prestar apoio à população civil em situações de catástrofe, em articulação com as autoridades de proteção civil”, refere uma nota de imprensa da Marinha portuguesa, acrescentando que o navio pode também integrar estruturas internacionais, como a agência europeia FRONTEX de controlo da fronteira externa da União Europeia.

Neste momento, o Mondego encontra-se em missão e “guarneceu o dispositivo naval padrão na Zona Marítima do Norte”. Nesse período, esteve ancorado nos porto da Figueira da Foz e de Viana do Castelo, onde recebeu “mais de 1000 visitantes”.

Comandado pelo primeiro-tenente Lopes Pires, o navio Mondego tem uma guarnição de 25 militares.