Economia

Nasceram em Leiria 2,8 empresas por cada uma que fechou

17 dez 2019 10:50

Até Novembro foram criadas no distrito 1631 novas empresas, número que traduz um crescimento de 9,4% face ao mesmo período do ano passado

nasceram-em-leiria-28-empresas-por-cada-uma-que-fechou
Sector da construção foi um dos que mais novos negócios viu nascer
Ricardo Graça
Raquel de Sousa Silva

Até Novembro, foram criadas no distrito de Leiria 1631 novas empresas, número que traduz um crescimento de 9,4% face ao mesmo período do ano passado. Fecharam nos primeiros nove meses deste ano 578 empresas, o que significa que por cada encerramento houve 2,8 nascimentos de empresas, revelam os últimos dados da Informa D&B.

As empresas criadas em Leiria entre Janeiro e Novembro deste ano representam 3,6% das novas sociedades que surgiram no País, que totalizaram 45.471. Já o peso do distrito no total de encerramentos é de 4,2%. As 578 empresas encerradas em Leiria nos primeiros nove meses representam uma quebra de 17% face ao ano passado, quando fecharam 696.

Segundo a Informa D&B, este ano poderá muito bem ficar marcado por um recorde no número de nascimentos de empresas. “A um mês do final do ano, já nasceu praticamente o mesmo número de empresas do que no mesmo período do ano passado. Até 30 de Novembro deste ano nasceram 45.471 empresas, o que configura um mais que provável recorde de novas empresas em 2019”.

A análise aos dados da consultora permite perceber que o número de nascimentos subiu em todos os distritos, à excepção de Évora e do Funchal. Os sectores dos transportes e da construção são os que mais contribuem para o crescimento da constituição de novas empresas. “Estes dois sectores são, em conjunto, responsáveis por mais de 90% do crescimento das constitui&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ