Sociedade

Nas Meirinhas há um festival que manda a gente à fava

25 mai 2020 10:19

Terceira edição do certame está a ser diferente

nas-meirinhas-ha-um-festival-que-manda-a-gente-a-fava
Iniciativa decorre no concelho de Pombal
DR
Daniela Franco Sousa

Arrancou há três anos e tem como propósito criar um evento festivo capaz de envolver a população e dinamizar várias associações da freguesia. Mas esta edição está a ser bem diferente para o Festival da Fava, de Meirinhas, em Pombal, já que a pandemia lhe fez trocar as voltas.

Em vez de juntar a população na Junta à volta do prato de favas, é a Junta que envia as favas aos apreciadores. Virgílio Lopes, presidente da Junta de Meirinhas, organizadora do certame, explica que esta edição iria realizar-se entre 1 e 3 de Maio.

Contudo, uma vez que a covid-19 impediu a concentração do público, são as favas que têm chegado ao domicílio. E a adesão é expressiva.

Desde a primeira colheita, no passado dia 5, a Junta já vendeu mais de uma tonelada de favas. Por 80 cêntimos o quilo, cada um pode fazer o seu festival em casa, relata o autarca. Esta semana há nova colheita e já há pedidos em lista de espera, adianta o presidente da Junta de Meirinhas.

Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.