Economia

Nas empresas também há espaço para jogos, mas dos sérios

8 fev 2024 17:19

Leiria Business School irá iniciar formação no dia 5 de Março, com investigador Micael Sousa

nas-empresas-tambem-ha-espaco-para-jogos-mas-dos-serios
Micael Sousa, formador e investigador
Ricardo Graça

Desengane-se quem entende que as empresas são sítios sérios e, como tal, não dão lugar à brincadeira.

Esta tem sido uma abordagem que a Leiria Business School e o formador e investigador Micael Sousa têm vindo a contestar, através dos jogos sérios, que são cada vez mais usados e têm apresentado resultados muito positivos com a sua implementação nas empresas.

"Este tipo de jogos não têm como objectivo a diversão, mas sim o desenvolvimento de competências. É um tipo de aprendizagem que revoluciona a forma como é abordada a formação dos colaboradores, uma vez que proporciona uma experiência mais imersiva e prática, aumenta a retenção do conhecimento adquirido", salienta a Leiria Business School, que irá iniciar uma formação sobre esta matéria, no dia 5 de Março, com investigador Micael Sousa.

"Os colaboradores também ficam mais motivados e apresentam menos níveis de stress, aumentando a sua produtividade e satisfação com a empresa, promovendo a retenção de talento. Adicionalmente, a criatividade e aproveitamento de todos os recursos das organizações são factores de sucesso", prossegue a organização.

"Surge assim a necessidade de incorporar novas metodologias de trabalho, de modo a gerar processos criativos orientados para os objectivos operacionais e estratégicos das organizações, para o desenvolvimento de ideias, projectos e negócios" refere.

 "A utilização de jogos, adaptados e desenvolvidos para contextos sérios e profissionais, constituem-se como poderosas ferramentas capazes de contribuir para esses objetivos", sublinha.

"A próxima aposta da Leiria Business School na área dos jogos sérios será a formação Game-Based Tools para Aplicações Profissionais, a iniciar no dia 5 de Março e irá contar com a sabedoria e entusiasmo do formador Micael Sousa", informa ainda.