Sociedade

Narciso Mota: "O movimento Pombal Humano não vai parar"

2 out 2017 00:00

Líder do movimento independente vai continuar vigilante e assumir lugar de vereador.

narciso-mota-o-movimento-pombal-humano-nao-vai-parar-7253

"Vou assumir o meu lugar de vereador, não com pelouros", garante Narciso Mota, "para estar em sintonia e acompanhar o trabalho da Câmara" e "para fazer com que as pessoas que votaram em mim, e mesmo as que não votaram, possam ter esperança que a nossa Câmara será uma Câmara transparente, honesta, com equidade", declarou o líder do movimento independente Pombal Humano, em exclusivo ao JORNAL DE LEIRIA, já depois da meia-noite.

Com a derrota confirmada, Narciso Mota vai continuar vigilante: "O movimento Pombal Humano não vai parar, passou a ser a segunda força política a nível do concelho, e sendo a segunda força política, vai ser considerada, em termos de acção, como parte integrante do executivo, sem pelouros" e "vai ajudar a Câmara a ter um procedimento diferente" daquele que teve nos últimos quatros anos, "que eu considero negativo", declarou.

Numa sede de campanha tomada pela tristeza, Narciso Mota também tinha palavras para Diogo Mateus, o vencedor da noite: "Só desejo que o actual e futuro presidente, que foi meu vice-presidente muitos anos, tenha a humildade que é característica dos homens grandes para fazer mais e melhor e para ter como procedimento o ser solidário, o ser humano, e fomentar o espírito de equipa e de bem fazer na Câmara Municipal de Pombal".

Recorde-se que Narciso Mota foi presidente da Câmara de Pombal durante 20 anos e em 2013 saiu de cena para dar lugar nas urnas a Diogo Mateus, seu antigo vice-presidente. Uma sucessão vista como natural no PSD e no executivo da Câmara. Já em 2017, Narciso Mota decidiu encabeçar o movimento de independentes Pombal Humano e para o efeito desvinculou-se do PSD, por quem tinha sido eleito, há quatro anos, presidente da Assembleia Municipal de Pombal.

Este domingo, 1 de Outubro, na conversa com o JORNAL DE LEIRIA, Narciso Mota recordou os motivos que o levaram a sujeitar-se a votos mais uma vez: o movimento Pombal Humano "surgiu porque muita pessoas entraram em depressão, com baixa, a serem prejudicadas na sua vida profissional", por não existir "um comportamento isento, imparcial e democrático, isso é que me fez avançar".

Contas feitas, o PSD e Diogo Mateus conquistam cinco vereadores e garante a maioria absoluta na Câmara. Narciso Mota e o movimento Pombal Humano ficam com três vereadores. E o PS elege Jorge Claro. 

Os sociais-democratas ganham também a presidência da Assembleia Municipal de Pombal e 10 das 13 juntas de freguesia no concelho. Só lhes escapam Vila Cã (reeleita a independente Ana Tenente), Redinha (vitória do PS) e Oeste (a única junta de freguesia Pombal Humano).