Sociedade

Nadadores-salvadores brasileiros preenchem lacunas nas equipas do ISN

31 mai 2017 00:00

A época balnear está a começar “sem problemas” na colocação dos meios de salvamento, registando-se uma procura das praias portuguesas por nadadores-salvadores brasileiros, segundo o director do Instituto de Socorros a Náufragos.

nadadores-salvadores-brasileiros-preenchem-lacunas-nas-equipas-do-isn-6535

A maioria das zonas balneares abre no mês de Junho, que se inicia na quinta-feira.

Segundo o responsável, são necessários cerca de 1.900 nadadores-salvadores para assegurar a vigilância quer em praias marítimas, quer em praias fluviais, e existem nadadores-salvadores "em número suficiente".

Aos 5.241 com certificação em dia, acrescem os 608 nadadores formados nos 48 cursos realizados este ano e outros 650 deverão ser ainda certificados nas 37 formações que estão a decorrer.

Para colmatar "eventuais faltas", o ISN deverá estabelecer, ainda este ano, uma parceria com a entidade congénere brasileira, face ao "número crescente" de nadadores-salvadores brasileiros que procuram as praias portuguesas.

"Temos brasileiros que querem vir trabalhar porque o Inverno deles é o nosso Verão e, como de Inverno não têm trabalho, querem vir para Portugal", referiu.

Lusa/JORNAL DE LEIRIA