Sociedade

Na Suécia, por um futuro com automóveis autónomos

15 abr 2017 00:00

João Rocha, natural de Leiria, trabalha no desenvolvimento de veículos.

na-suecia-por-um-futuro-com-automoveis-autonomos-6286

Quantas vezes já sentiu frustração por não conseguir encontrar estacionamento? E quantas dessas vezes desejou ter a possibilidade de poder “mandar” o seu carro para casa através de uma aplicação no smartphone e, mais tarde, chamá-lo ao seu encontro? Apesar de não ser uma hipótese a concretizar brevemente, está a ser estudada, sendo um cenário que, no futuro, será “possível”.

João Rocha tem 24 anos, é natural de Leiria mas vive, actualmente, em Trollhättan, perto de Gotemburgo, na Suécia, onde trabalha no “desenvolvimento de veículos eléctricos e autónomos”.

Há cerca de um ano que trabalha como Vehicle Motion Control Engineer na NEVS, empresa que tem já “acordos no valor de 12 biliões de dólares para encomendas de 250 mil veículos eléctricos que irão começar a ser entregues a partir de 2018”, frisa o jovem.

A principal função de João Rocha nesta empresa “está inserida na área de Investigação e Desenvolvimento”, num projecto em que, com a equipa, desenvolve e testa “funcionalidades inovadoras para veículos eléctricos e autónomos que podem vir a ser utilizadas no futuro”.

“Pode-se dizer que estou a desenvolver o 'cérebro' do carro, mais especificamente as funções que controlam o movimento do mesmo”, explica. “Também tenho estado envolvido em outro projecto, como engenheiro de sistemas, em que sou responsável por desenhar e organizar a forma como os sistemas interagem e comunicam uns com os outros, de modo a certificar que todas as partes do veículo funcionam correctamente em conjunto”, esclarece o engenheiro.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.