Viver

Museu Marquês de Pombal exibe miniaturas de coches inspirados nos do Museu dos Coches

3 ago 2020 10:57

Peças foram criadas pelo artista José Cardoso Brito

museu-marques-de-pombal-exibe-miniaturas-de-coches-inspirados-nos-do-museu-dos-coches
José Cardoso Brito é especialista na construção de coches, modelos europeus e americanos
DR

Museu Marquês de Pombal expõe coches miniaturas no âmbito das comemorações dos 250 anos da concessão do título de Marquês de Pombal a Sebastião José de Carvalho e Melo.

A mostra Coches Miniaturas. Modelismo de Coches é da autoria de José Cardoso Brito e poderá ser visitada entre 4 de Agosto a 17 de Janeiro de 2021.

José Cardoso Brito é especialista na construção de coches, modelos europeus e americanos, inspirando-se na colecção do Museu Nacional dos Coches, onde consulta e estuda os originais.

Coches Miniaturas. Modelismo de Coches é uma exposição composta por miniaturas de diversos modelos de coches reais, pessoais, charretes e de trabalho, de extrema qualidade artística e pormenor de execução, que expressam a surpreendente arte de construir réplicas de coches de José Brito.

As réplicas são executadas à escala 1/10, funcionando tal como o modelo original: portas que abrem, degraus que recolhem, janelas com vidros que baixam e lampiões que acendem.

Com cerca de 50 a 70 cm de comprimento, 30 a 40 cm de altura e 26 a 37 cm de largura, as peças demonstram um trabalho manual que envolve diversas artes, nomeadamente pintura, costura, douramento, talha, soldadura a prata, estanho e estufagem.

O seu primeiro coche foi o de D. Maria Francisca de Saboia, no entanto, é pelo coche de Filipe II que tem um maior carinho, devido à sua história.