Viver

Museu do Vidro: 25 anos são o mote para “renovação profunda” em 2024

20 dez 2023 11:54

Câmara da Marinha Grande anuncia candidatura à Rede Portuguesa de Museus e ciclo de conferências a decorrer até ao próximo mês de Maio

museu-do-vidro-25-anos-sao-o-mote-para-renovacao-profunda-em-2024
As visitas encenadas pelo Teatro à Solta acrescentam uma nova camada de interpretação da história no Museu do Vidro
Ricardo Graça

Nos 25 anos do Museu do Vidro, o investigador Jorge Custódio reacende o debate sobre o espaço onde se destaca uma rara garrafa de seis vinhos – concebida para o rei D. Carlos I, a original, em 1892 – e o lustre de cristais lapidados de que a Casa Branca (nos Estados Unidos) encomendou uma réplica duas vezes maior.

Único orador na conferência agendada para 13 de Dezembro, na Marinha Grande, iniciativa do município para assinalar a data, Jorge Custódio defende a “remodelação” do Museu do Vidro, em que vê potencial “para ser um museu do vidro de Portugal” e “conquistar a liderança”, se “mudar de paradigma”, porque actualmente, considera o historiador, “não é verdadeiramente um museu no sentido moderno da palavra”.

“Nasceu relativamente manco, e continua manco, continua a ser um museu que não tem as condições que preencham a lei quadro dos museus”, argumenta.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ