Viver

Museu de Leiria ganha dois prémios APOM 2020 e duas menções honrosas

10 dez 2020 20:33

Museu do Santuário de Fátima e MCCB na Batalha também premiados. Museu de Leiria soma já vários prémios nacionais e internacionais desde a inauguração no Convento de Santo Agostinho em 2015

museu-de-leiria-ganha-dois-premios-apom-2020-e-duas-mencoes-honrosas
Exposição Plasticidade no Museu de Leiria destacada pela APOM
Ricardo Graça

Cerimónia realizada esta quinta-feira, com o Museu de Leiria a ganhar dois Prémios APOM 2020 e duas menções honrosas, entregues pela Associação Portuguesa de Museologia.

O Museu de Leiria recebe o Prémio Trabalho de Museologia pela exposição Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal: novos campos para a ciência da conservação e ainda o Prémio Menção Especial por boas práticas de acessibilidade em que também foi distinguido o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha.

A mesma exposição valeu ao Museu de Leiria uma menção honrosa na categoria Intervenção em Conservação e Restauro, em que o Prémio APOM 2020 foi para o Museu do Santuário de Fátima pela intervenção de conservação e restauro do manto da Rainha D. Amélia.

Finalmente, na categoria Exposição Temporária, menção honrosa para o Museu de Leiria pela exposição Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal: as memórias de um quotidiano.

No ano passado, o Museu de Leiria já tinha arrecadado o Dibner Award for Excellence in Museum Exhibits. Entregue em Outubro de 2019, na cidade italiana de Milão, pela Society for the History of Technology (SHOT), reconhece a exposição Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal, que se tornou a segunda exposição no nosso País, desde 1987, a merecer o prémio com que a SHOT sinaliza a excelência na interpretação da história da tecnologia, da indústria e da engenharia para o público generalista.

Outro momento alto aconteceu em 2017: a conquista, em Zagreb, na Croácia, do Silletto Prize, criado em 2011 pelo European Museum Forum (EMF), com o júri a elogiar o trabalho excepcional do Museu de Leiria e do Município no envolvimento da comunidade, guiado por visão, entusiasmo e compromisso – Portugal aparecia assim, pela primeira vez, entre os vencedores do Silletto Prize.

Desde a inauguração no Convento de Santo Agostinho, em 15 de Novembro de 2015, o Museu de Leiria arrecadou vários prémios, de que os primeiros, todos referentes a 2016, são a menção honrosa na categoria Acessibilidade Física no âmbito do Prémio Acesso Cultura, a menção honrosa na categoria Melhor Museu dos Prémios APOM, o Prémio Concelho Mais Acessível do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e o Prémio APOM na categoria Melhor Trabalho de Museografia.

Em 2018, o Museu de Leiria acedeu ao certificado de membro do Excellence Club da organização The Best In Heritage, com sede na Croácia.

E já em 2019, no mês de Maio, numa cerimónia realizada no Teatro Miguel Franco, em Leiria, chegou o Prémio APOM na categoria Projecto Internacional, pela organização da conferência O Menino do Lapedo: 20 Anos Depois e de uma exposição na Croácia sobre o mesmo tema.