Sociedade

Munições e granadas em falta do assalto a Tancos estavam em Ansião

17 out 2020 18:21

O material que faltava recolher do assalto aos paióis de Tancos foi recuperado esta sexta-feira. Estava em Ansião, terra de João Paulino, o principal arguido do processo.

municoes-e-granadas-em-falta-do-assalto-a-tancos-estavam-em-ansiao
O material de guerra estava escondido num pinhal perto de Ansião.
Google Maps
Redacção/Agência Lusa

As munições e as granadas que faltavam recuperar do material retirado dos paióis de Tancos encontrava-se em Ansião, terra natal do principal arguido do processo, João Paulino. 


A agência Lusa avança que João Paulino entregou, esta sexta-feira, o material em falta. Citando fonte ligada ao processo, a Lusa revela que elementos da PJ deslocaram-se ontem à tarde, dia 16, a Ansião para recolherem milhares de munições e as granadas que faltavam recuperar do assalto ocorrido em Junho 2017.


Segundo o Expresso, o material de guerra estava escondido num pinhal perto de Ansião. 


João Paulino, ex-fuzileiro, tinha proposto no início deste mês ao tribunal de Santarém devolver o material em falta e o pedido foi autorizado pelos juízes do processo e pelo Ministério Público.


Segundo a lei, esta iniciativa do arguido, que segundo o Ministério Público foi o mentor do assalto aos paióis, poderá beneficiá-lo em julgamento, designadamente com uma atenuação da pena, por colaborar para a descoberta da verdade.


O início do julgamento dos 23 arguidos do processo de Tancos, entre os quais está o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes, está marcado para o dia 2 de Novembro.


Entre os 23 acusados estão também o ex-director nacional da Polícia Judiciária Militar (PJM) Luís Vieira e o ex-porta-voz da PJM Vasco Brazão, estando em causa crimes que vão desde terrorismo, associação criminosa, denegação de justiça e prevaricação até falsificação de documentos, tráfico de influência, abuso de poder, receptação e detenção de arma proibida.

O caso do furto das armas foi divulgado pelo Exército em 29 de Junho de 2017 com a indicação de que ocorrera no dia anterior, tendo a recuperação de algum material ocorrido na região da Chamusca, Santarém, em Outubro de 2017, numa operação que envolveu a PJM, em colaboração com elementos da GNR de Loulé.