Sociedade

Municípios do Oeste comprometem-se a acompanhamento técnico e de protecção ao Geoparque Oeste

17 out 2022 12:49

Autarquias aceitaram ainda a tarefa de divulgação turística e nos seus canais digitais e convencionais

municipios-do-oeste-comprometem-se-a-acompanhamento-tecnico-e-de-proteccao-ao-geoparque-oeste
Autarcas assinaram carta de compromisso com o aGO
aGO

Os municípios do Bombarral, Caldas da Rainha e Peniche, do distrito de Leiria, juntamente com os concelhos do Cadaval, Lourinhã e Torres Vedras, do de Lisboa, assumiram um compromisso intermunicipal de geoconservação e preservação do património geológico integrado do aspirante Geoparque Oeste (aGO), num documento assinado no dia 14, no Centro de Interpretação Ambiental da Serra de Montejunto.

O aGO revela, em comunicado que esta carta de compromisso surge da necessidade de definir "procedimentos e obrigações ao nível do acompanhamento de especialistas em intervenções que geram a mobilização de solos, levando muitas vezes a perda de património geológico ímpar e até de relevância internacional", instrumentos que nem sempre estão previstos nos PDM.

Na lista de compromissos, estão a necessidade de desenvolver e implementar planos de geoconservação em todos os geossítios identificados pelo aGO, a adopção de medidas complementares, de conhecimento, estudo, protecção, valorização e divulgação do património geológico, de modo a que as intervenções urbanísticas e demais alterações aos solos, nos geossítios identificados no território do aGO, sejam acompanhadas por um geólogo e paleontólogo nas fases de mobilização dos solos.

As autarquias concordaram igualmente com o tratamento do território do aGO como "um laboratório vivo de ciência", incluir os geossítios indicados pelo aGO nos meios de comunicação e promoção turísticas do território.

Entre outras obrigações, destaque para a divulgação da Carta de Compromisso para a defesa do património geológico do aspirante Geoparque Oeste nos canais de comunicação interna e externa das autarquias.

O património geológico abrangido pelo aGO foi formado no Período Jurássico e é internacionalmente reconhecido, pelas suas características reservação e descobertas e estudos científicos na área da paleontologia.