Desporto

Municípios de Leiria e Porto de Mós disponibilizam  testes à Covid-19 para atletas 

14 abr 2021 15:43

Retoma do desporto de formação em modalidades como o futebol, o andebol, o basquetebol e o futsal está marcada para o dia 19 de Abril, mas os atletas terão de ser testados antes. 

municipios-de-leiria-e-porto-de-mos-disponibilizam-testes-a-covid-19-para-atletas
Futebol é uma das modalidades com retoma da actividade dos escalões de formação prevista para o próxima dia 19
Ricardo Graça

Os municípios de Leiria e Porto de Mós vão disponibilizar testes à Covid-19 para o rastreio de atletas.

A medida é anunciada num momento em que está prevista a retoma das provas dos escalões de modalidades consideradas de médio e alto risco, onde se inclui o futebol, o andebol, o basquetebol, o futsal e o hóquei em patins.

Essa retoma está marcada para a próxima segunda-feira, dia 19 de Abril, sendo obrigatório a testagem dos atletas até 72 horas antes.

“Sabendo que muitas das associações locais não têm condições financeiras para suportar este encargo”, o Município de Porto de Mós tomou a iniciativa de oferecer os testes iniciais para retorno à prática desportiva dos jovens federados.

Numa nota de imprensa, a Autarquia refere que esta acção resulta de uma parceria a estabelecer com os clubes do concelho, “de forma a agilizar todo o processo e respectiva calendarização.
 
Citado naquele comunicado, o vereador do Desporto, Eduardo Amaral, considera “urgente promover a retoma das actividades desportivas, pois estas são essenciais para a formação pessoal, desportiva e social dos jovens”. 

A disponibilização de testes à Covid-19 aos clubes é uma das medidas do novo pacote de apoios anunciados esta terça-feira pela Câmara de Leiria.
 
Segundo informação do Município, a medida abrangerá “atletas, técnicos, direcção dos clubes e árbitros com residência no concelho”,