Sociedade

Municípios da região reciclaram mais em 2020

19 jan 2021 16:35

A separação nos ecopontos aumentou 10% face a 2019 nos concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós

municipios-da-regiao-reciclaram-mais-em-2020
Em todos os materiais - vidro; papel e cartão; plástico e metal - foi notório o aumento, avança a Valoris
Redacção/Agência Lusa

Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós enviaram em 2020 um total de 13.802 toneladas de resíduos para reciclagem, anunciou hoje a Valoris, que gere o sector naqueles concelhos do distrito de Leiria e Santarém.

Parcelarmente, de acordo com uma nota de imprensa, foram recolhidas 5.256 toneladas de vidro, 5.878 toneladas de papel/cartão e 2.688 toneladas de embalagens de plástico e metal.

Mesmo em tempo de pandemia, a reciclagem continuou a aumentar e o envolvimento dos colaboradores da Valorlis e da população dos seis concelhos da sua área de intervenção, foi essencial para alcançar estes resultados. A separação nos ecopontos aumentou 10% face a 2019”, refere a informação.

“Em todos os materiais: vidro; papel e cartão; plástico e metal, foi notório o aumento, sendo que a separação nos ecopontos de plástico e metal foi a que registou um crescimento superior (mais 12% que no ano anterior). Seguiu-se uma evolução muito positiva na separação de papel/cartão para reciclagem (mais 11%). A reciclagem de vidro cresceu 9%”.

A informação destaca que o “esforço de recolha selectiva nos municípios da área de influência da Valorlis (Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós) resultou na poupança de 88 mil árvores, metal que permite fabricar mais de 30 milhões de latas de 0,33 litros, plástico suficiente para produzir mais de 9,8 milhões de t-shirts XL e a quantidade de vidro que permite produzir cerca de 15 milhões de garrafas de 0,75 litros”.

“Cada cidadão da região, ao separar e depositar os resíduos no ecoponto, contribuiu para que no final de 2020 tenha sido possível enviar para reciclagem materiais que permitem produzir ou poupar recursos muito significativos. Mesmo nos tempos difíceis que todos atravessamos, verificámos que a separação de resíduos é já uma prioridade para muitos munícipes”, refere Marta Guerreiro, administradora delegada da Valorlis.

A Valorlis disponibiliza uma rede 1.744 ecopontos distribuídos pelos seis municípios da sua área de intervenção, que é complementada com o serviço de recolha porta-a-porta em comércios e serviços e programas de incentivo à separação e reciclagem junto das escolas e Instituições Particulares de Segurança Social.