Sociedade

Municípios da região garantem apoios de 12,8 milhões de euros

29 nov 2022 10:21

Programa Operacional Centro 2020 aprova 30 projectos para os municípios do distrito e para Ourém. Na região Centro, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento regional deu luz verde a 143 candidaturas, com financiamento a rondar 100 milhões de euros.

municipios-da-regiao-garantem-apoios-de-128-milhoes-de-euros
Leiria foi o município da região com maior volume de apoio atribuído
Ricardo Graça

Os municípios da região (distrito de Leiria e Ourém) viram aprovado financiamento comunitário para 30 novos projectos, que totalizam cerca de 12,8 milhões de euros (ME) a atribuir pelo Programa Operacional Centro 2020.

Leiria foi o município com maior volume de apoio atribuído, ao garantir um financiamento de 4,1 ME, sendo que a maior fatia (1,5 ME) destina-se à requalificação do largo da Sé e parque verde da encosta do Castelo. A autarquia da capital de distrito assegurou ainda uma comparticipação de 1,4 ME para o projecto da Black Box a criar no antigo paço episcopal e 740 mil euros para um sistema na área da mobilidade para fornecer informação aos utilizadores em tempo de real.

Pombal viu aprovados apoios de 3,6 ME, dos quais 2,6 ME serão para financiar os centros escolares da Pelariga e da Guia. Neste concelho, o Centro 2020 irá ainda apoiar em 261 mil euros a instalação de um sistema de uso partilhado de bicicletas

O terceiro município da região com mais financiamento aprovado é Ourém, que irá receber cerca de um milhão de euros, dos quais 934 mil serão para a construção do centro escolar de Atouguia.

As restantes verbas foram distribuídas aos município de Alvaiázere (257 mil), Ansião (292 mil), Caldas da Rainha (652 mil), Figueiró dos Vinhos (127 mil), Marinha Grande (232 mil), Peniche (352 mil) e Porto de Mós (652 mil).

No montante global estão incluídas duas candidaturas apresentadas pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, cujo apoio aprovado ronda os 431 mil euros, destinados à criação de uma ciclovia entre Porto de Mós e Batalha, ao longo do rio Lena, e à implementação do programa de empreendedorismo Arrisca Connosco.

Centro 2020 atribui 100 ME

A nível da região Centro, o Programa Operacional aprovou 143 candidaturas, que totalizam apoios de 100 milhões de euros para projectos nas áreas da educação, regeneração urbana, mobilidade sustentável, áreas de acolhimento empresarial, eficiência energética, saúde e património cultural e natural, promovidos por municípios.

Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), “o Programa Regional do Centro tem feito uma aposta efectiva em equipamentos de proximidade, com forte impacto na qualidade de vida das populações”. Citada numa nota de imprensa, a dirigente frisa que os investimentos em causa “estão já alinhados com as prioridades do próximo período de programação, em particular na reorganização e qualificação da oferta de serviços públicos, no reforço do sistema urbano e na dinamização de activos territoriais, com intervenções que fixem e atraiam pessoas e investimentos”.