Sociedade

Município de Pombal investe 3,5 milhões de euros para construção de redes de saneamento

14 abr 2020 14:58

O beneficiará os lugares da Foz, Vale das Moitas, Carriços, Bonitos e São João da Ribeira

municipio-de-pombal-investe-35-milhoes-de-euros-para-construcao-de-redes-de-saneamento
Município intervém em diversos pontos do concelho
Ricardo Graça

O Município de Pombal anunciou hoje que deliberou a abertura de um concurso para a construção das redes de saneamento no valor de 3,5 milhões de euros.

A obra que beneficiará os lugares da Foz, Vale das Moitas, Carriços, Bonitos e São João da Ribeira (freguesia de Almagreira e União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca) tem um preço base de 2.4 milhões de euros e contempla a construção de cerca de 20 quilómetros de colectores, uma estação elevatória de águas residuais e 411 ramais.

O projecto permitirá encaminhar, graviticamente, a quase totalidade dos efluentes ao Emissário Carnide-Louriçal, que terão como destino final o tratamento na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Louriçal, refere uma nota de imprensa.

Já o Casal da Rola, um dos lugares com maior densidade populacional do concelho de Pombal, que ainda não é servido de saneamento básico, terá um investimento com um valor-base de um milhão de euros, que resultará na construção de cerca de 8 quilómetros de colectores, 229 ramais domiciliários e uma estação elevatória de águas residuais (também encaminhadas para o emissário Carnide-Louriçal e, posteriormente, para a ETAR do Louriçal).

A empreitada contempla ainda a construção de uma conduta adutora para abastecimento de água daquela localidade a partir da Mata do Urso. Na mesma nota de imprensa, a autarquia recorda que tinha já aberto concurso para a rede de saneamento da Assanha da Paz, Barros da Paz, Reguengo, Ladeira, Gregórios e Penedos, que conjuntamente com as obras agora lançadas e outras a lançar no decorrer do presente ano, representarão um investimento superior a 7 milhões de euros, a somar aos 7.9 milhões de euros das obras já a decorrer para alargamento da rede de saneamento no concelho.