Sociedade

Município de Pombal e Infraestruturas de Portugal vão requalificar IC2

2 fev 2018 00:00

Esta era uma reivindicação antiga do concelho de Pombal.

municipio-de-pombal-e-infraestruturas-de-portugal-vao-requalificar-ic2-8076

O Município de Pombal e a Infraestruturas de Portugal vão avançar com a requalificação do Itinerário Complementar n.º 2 (IC2), entre as Meirinhas e a cidade de Pombal. 

A minuta de contrato foi aprovada pela autarquia, estabelecendo as responsabilidades da Câmara e da Infraestruturas de Portugal (IP) no desenvolvimento do projecto necessário à concretização da requalificação do IC2 no concelho de Pombal. 

Em nota de imprensa, a Câmara informa que o projecto preconiza uma intervenção entre as Meirinhas e Pombal, entre os quilómetros 136,7 quilómetros e 148,5. 

O contrato prevê o desenvolvimento do projecto de execução da referida obra por parte da aurtarquia, que incluirá a reformulação de várias intersecções ao longo desse percurso, “soluções estas que foram sempre reclamadas pelo Município, e que se pretende venham a incutir uma melhoria da segurança dos peões e dos automobilistas”. 

Esta  uma reivindicação antiga, tendo juntado há quase um ano vários autarcas e populares do concelho numa marcha lenta naquela via, contra “o número crescente de acidentes com vítimas mortais neste troço” e “a falta de soluções para aqueles que são considerados os pontos mais negros desta estrada, no que toca à segurança e bem estar dos automobilistas e das populações”. 

Segundo a Câmara, após negociações, a IP acedeu aos pedidos dos autarcas de Pombal e “abriu a porta a melhorias no projecto que já tinha sido apresentada para o IC2, e que em Pombal não preconizava soluções de segurança e de circulação de pessoas e veículos”. 

O investimento desta intervenção ronda os 134 mil euros.