Sociedade

Município de Pombal aconselha peregrinos a desviarem-se do IC2

9 mai 2016 00:00

O Município de Pombal apresentou hoje o dispositivo de apoio aos peregrinos, que conta com um panfleto no qual se aconselha aqueles que caminham até Fátima a desviarem-se do IC2, na entrada da cidade, identificando zonas de elevado risco.

municipio-de-pombal-aconselha-peregrinos-a-desviarem-se-do-ic2-4040

Os peregrinos que percorrem os 30 quilómetros do concelho de Pombal são aconselhados pela autarquia a desviarem-se do IC2 na entrada da cidade. No panfleto distribuído assinala-se um percurso alternativo por dentro da cidade e que se mantém fora da estrada principal até às Meirinhas (zona limite do concelho).

O documento assinala ainda três zonas de elevado risco: entrada norte de Pombal, zona entre Fontinha e Leais, e zona entre Leais e Meirinhas.

Ao longo do percurso, a Câmara de Pombal tem à disposição dos peregrinos que se dirigem a Fátima três pontos de primeiros socorros, seis zonas para carros de apoio e duas zonas de banho e descanso, localizadas na Redinha e em Pombal, na zona desportiva.

Com a tentativa de tirar as pessoas do IC2 (também frisada no acordo entre 14 municípios para criar alternativas), o presidente da Câmara, Diogo Mateus, quer que os dispositivos se possam "concentrar mais nos problemas nas pernas ou nos pés" e menos em acidentes.

Segundo Diogo Mateus, o dispositivo apresentado hoje surge no sentido de mobilizar diferentes entidades para assegurar necessidades de segurança, apoio, higiene, pernoita e saúde dos peregrinos que caminham em direcção a Fátima.

Entre Maio e Outubro, o município conta que passem pelo concelho "entre 50 a 60 mil" peregrinos, sendo o dispositivo deste ano "um bom ensaio geral" para 2017, aquando da visita do Papa a Fátima, referiu Diogo Mateus.

De domingo e até quarta-feira, o dispositivo, com cerca de 500 pessoas, vai ajudar os peregrinos, num trabalho de "articulação" entre 23 entidades, como o Comando Distrital de Operações de Socorro, GNR, Bombeiros Voluntários de Pombal, juntas de freguesia, escuteiros e Infraestruturas de Portugal.

Entre os cinco dias de dispositivo, o município prevê garantir 2.483 dormidas no concelho em instalações da autarquia.

Durante a apresentação, Diogo Mateus recordou ainda a criação da Associação Caminhos de Fátima, presidida pelo autarca e composta por 14 municípios, que trabalha no sentido de "os peregrinos não percorrerem" o caminho no IC2.

Segundo o município, durante este semana vão pernoitar em Pombal 2483 peregrinos.

Jornal de Leiria/Agência Lusa